poesia

A poesia de Mia Couto é o tema do sarau deste mês na Aliança Francesa de Santos

A Aliança Francesa de Santos convida o público em geral, para o  Sarau:

“UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA”, coordenado pela ativista cultural e professora Clara Sznifer.

Este projeto que se realiza mensalmente, tem como objetivo principal  desvendar a obra de um poeta relevante do nosso idioma, de uma maneira lúdica e interativa. Tudo é feito através da exibição de pequenos documentários, imagens, textos, comentários e leitura de poemas, intercalado por belas canções que se relacionam com a temática do escritor, na voz do músico santista Roberto Soares.

Sobre o autor:

Antônio Emílio Leite Couto, mais conhecido por Mia Couto, nasceu em 5 de Julho de 1955 na cidade da Beira em Moçambique. É filho de uma família de emigrantes portugueses. O pai, Fernando Couto, natural de Rio Tinto, foi jornalista e poeta, pertencendo a círculos intelectuais, tipo cineclubes, onde se faziam debates. Chegou a escrever dois livros que demonstraram preocupação social em relação à situação de conflito existente em Moçambique. Mia Couto publicou os seus primeiros poemas no jornal Notícias da Beira, com 14 anos.

Iniciava assim o seu percurso literário dentro de uma área específica da literatura – a poesia –, mas posteriormente viria a escrever as suas obras em prosa. Mia Couto é um “escritor da terra”, escreve e descreve as próprias raízes do mundo, explorando a própria natureza humana na sua relação umbilical com a terra. A sua linguagem extremamente rica e muito fértil em neologismos, confere-lhe um atributo de singular percepção e interpretação da beleza interna das coisas. Cada palavra inventada como que adivinha a secreta natureza daquilo a que se refere, entende-se como se nenhuma outra pudesse ter sido utilizada em seu lugar. As imagens de Mia Couto evocam a intuição de mundos fantásticos e em certa medida um pouco surrealistas, subjacentes ao mundo em que se vive, que envolve de uma ambiência terna e pacífica de sonhos – o mundo vivo das histórias. Mia Couto é um excelente contador de histórias.

Serviço

Para comprar online acesse http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

Um Autor Na Ciranda Poética: Mia Couto

Intervenção Musical: Roberto Soares

Data 14 de Outubro de 2017

15:30 horas

Local: Aliança Francesa de Santos

End: rua Rio Grande do Norte,98 Pompeia Santos

Evento gratuito

 

Com informações de Clara Sznifer

 

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente