para crianças

Projeto Força Meninas celebra o Dia Internacional da Menina com palestras e apresentações culturais em SP

O evento “Mude o mundo como uma menina” é indicado para garotas e seus familiares e acontece no dia 21/10 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi

Poucos sabem, mas a véspera do Dia das Crianças também é uma data comemorativa importante. O dia 11 de outubro foi instituído pela ONU como o Dia Internacional da Menina para marcar os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes, além de promover a reflexão sobre as desigualdades de gênero no mundo todo.

Para celebrar e também debater questões importantes sobre o assunto, o projeto Força Meninas vai realizar em São Paulo o evento “Mude o mundo como umamenina” com palestras e apresentações culturais, levando meninas inspiradoras que atuam em diversas áreas para apresentarem suas trajetórias, conquistas e promoverem reflexões.

O encontro será realizado no dia 21 de outubro na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi dedicado a garotas com idades a partir de 6 anos e seus responsáveis. As palestras serão de 10 minutos cada, intercaladas com apresentações com performance de dança e teatro, entre outras surpresas.

Créditos da imagem:

Encontro Força Meninas de julho. ​Crédito: Fernanda Flügel e Suellen Nobrega/ Estudio Sunflowers Photography

Provando que mulheres podem atuar em qualquer área, as convidadas se destacam em profissões diferentes, como Déborah Alves, formada em Ciência da Computação e Matemática pela universidade de Harvard, nos EUA, e trabalhou como engenheira de software em um startups, uma delas no Vale do Silício; Vanessa Bertelli, uma das criadoras do Longarina, plataforma que encoraja garotas a se arriscarem no surfe; as irmãs Bawar (Lara, Mara e Sheil), que semeiam a representatividade no meio fashion; a gerente de projetos Petrina Santos, que representou o Brasil no High Level Political Forum (ONU) 2017; e Deborah de Angelo, que criou um aplicativo mobile de GPS para cegos. As artistas da Cia Realejo também contarão como uniram teatro, educação, música, histórias e arte.

Para se ter uma ideia do tamanho do desafio que as meninas enfrentam, um estudo realizado com 400 crianças e publicado na revista “Science” mostrou que até os cinco anos de idade, meninas se acham tão capazes quanto os meninos de exercerem qualquer atividade. Mas a partir dos seis anos, a percepção delas muda e elas associam a eles as profissões geniais. Segundo os autores do estudo, não há como determinar um único fator responsável por esse comportamento. Para eles, é um fenômeno cultural, relacionado ao mundo ao redor da criança.

“Devido à falta de modelos, muitas meninas não acreditam em sua capacidade de liderança e, efetivamente, em estar à frente de um projeto que realmente possa mudar o mundo”, diz Deborah De Mari, idealizadora do Força Meninas.”O Força Meninas tem como principal objetivo apresentar esses modelos para que as meninas se espelhem neles”, completa.

 

Sobre o projeto

O FORÇA MENINAS nasceu em julho de 2016 no ambiente digital com o objetivo de conversar com meninas, pais e educadores.

Em 2017, atingiu a marca de mais de 200 garotas impactadas diretamente e cerca de 100 mães participantes.

Em dezembro de 2016, a organização realizou focus group com cerca de 30 mães de classes A, B e C na capital paulista.

Hoje a página no Facebook já conta com mais de 33 mil curtidas.  Todas as participantes avaliaram o programa como bom ou ótimo.

A idealizadora Deborah De Mari é jornalista e pós-graduada em marketing. Fez pesquisas nas áreas de Gênero, Liderança, Habilidades do Século XXI e o Futuro da Educação.

Concluiu o curso de Competências do século 21, da União Européia, e o Girls Leadership Professional Development Training (GLPDT), em Boston/EUA.

Compõem a equipe do projeto a psicóloga Luciana Pereira, Diretora de Psicologia da Infância e Adolescência, e a Diretora Pedagógica Marina Minussi.

Publicidade

 

 

 

SERVIÇO

Mude o mundo como uma menina

Dia 21 de outubro, das 13h às 16h

Livraria Cultura do Shopping Iguatemi

Inscrições e programação completa: https://www.sympla.com.br/dia-da-menina-mude-o-munco-como-uma-menina__193466

Com informações de Débora Costa e Silva

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente