moda

Moda x Estilo: Qual deles seguir?

Muitas vezes nos vemos em um beco sem saída. Já ouvi várias vezes estas perguntas: Eu tenho que seguir a moda? Eu tenho um estilo? Sigo a moda ou o meu estilo? A resposta pode ser bem mais fácil e libertadora do que você imagina!

moda e estilo lurex caderno de cabeceira
Fonte: Pinterest

Eu amo moda e a considero muito importante! Ao mesmo tempo, não é porque ela tem esta importância toda que devemos seguir à risca tudo o que ela dita, certo?!

SOBRE O ESTILO PESSOAL

Eu descobri o meu depois de fazer uma análise com uma Consultora de Imagem e Estilo. Além da análise, ela me explicou que existem 7 tipos de estilos universais:

  • Criativo
  • Dramático/Urbano
  • Natural/Esportivo
  • Refinado
  • Romântico
  • Sexy
  • Tradicional

Podemos ter um, dois ou 3 estilos, sendo que um será o dominante. O objetivo deste post não é descobrir o estilo pessoal de cada pessoa. Se quiserem, poderá ser assunto de outra postagem. A questão é saber se devemos seguir o que está na moda ou nos manter fiéis ao nosso estilo.

 estilo pessoal caderno de cabeceira
Fonte: Pinterest

SOBRE A MODA

Moda é um “sistema de usos ou hábitos coletivos que caracterizam o vestuário, os calçados, os acessórios etc., num determinado momento.” (Dicionário Michaelis online)

De acordo com a definição no Wikipedia, moda, em sentido amplo, é a tendência de consumo e comportamento de uma dada época histórica. É um sinônimo de “costume”. Em sentido estrito, porém, “moda” costuma se referir especificamente aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade numa dada época histórica.

moda estilo anos caderno de cabeceira
Fonte: Pinterest

MODA x ESTILO

Vimos então que o ESTILO é pessoal. É a nossa marca registrada, é como nos apresentamos para o mundo. É a nossa IDENTIDADE.

Já a moda é algo que em dada época é de um jeito e em outra, é de outro. Pode até voltar, não é mesmo? O veludo molhado é um exemplo de tendência de moda para este inverno 2017 (tem post AQUI falando dele), sendo que já foi moda nos anos 90 também!

Aposto que agora você já pode ser capaz de responder à pergunta do título desta postagem. Afinal, devemos seguir o nosso estilo ou a moda?

moda e estilo qual seguir caderno de cabeceira
Fonte: Pinterest

Seguir ou não a moda é opção. O importante é respeitar o nosso estilo, a nossa personalidade. A imagem que construímos de nós mesmas tem que vir de dentro pra fora (nosso estilo!) e não o contrário (da moda)! Respeitar o estilo próprio é o que vai nos fazer sentir confiante e não o que está na moda.

Agora, se o que está na moda faz parte do seu estilo, use! Se não estiver, não use! Se quiser sentir se vai gostar de usar, experimente! Quando a gente usa o que tem a ver com a gente, vestindo o que nos valoriza, sentimo-nos mais seguras e isso nos deixa muito mais lindas. Pense nisso!

E para não ficar qualquer dúvida sobre a efemeridade da moda e a diferença entre ela e o estilo, convido você a assistir este vídeo. Ele é incrível! Clica no PLAY:

Bacana demais, não é mesmo? Termino o post de hoje com uma frase de uma figura icônica da moda:

“A moda passa. O estilo permanece.” (Coco Chanel)

Querem que eu diga quem foi a consultora que fez a minha análise? Tá, eu conto! Não aguento mesmo guardar coisas boas só pra mim! rsss.. Foi a Juliana Brasil, CEO do MYPS  e você vai matar a curiosidade sobre o seu estilo pessoal clicando AQUI. 😉

No mais, seja fiel ao seu estilo, combinado?! Até a próxima!

Ana Paula

Ana Paula é formada em jornalismo, advogada além de youtuber e blogueira no Blog da Ana. Apaixonada por moda, beleza e tudo que compreende o universo feminino.

Comente