poesia

A poesia de Florbela Espanca é tema de Sarau

O evento acontece na Aliança Francesa em Santos

A poetisa  portuguesa Florbela Espanca – Foto divulgação

 

A Aliança Francesa de Santos convida o público em geral, para o Sarau: “UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA”, coordenado pela ativista cultural e professora Clara Sznifer.

Este projeto que se realiza mensalmente, tem como objetivo principal desvendar a obra de um poeta relevante do nosso idioma, de um maneira lúdica e interativa. Tudo é feito através de pequenos documentários,imagens, textos, comentários e leitura de poemas, intercalado por belas canções que se relacionam com a temática do escritor. Ao final de cada evento, convidamos o público presente para compartilhar suas poesias autorais. Coordenando a parte musical temos o músico santista Roberto Soares.

Para comprar online acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

Sobre a autora:

Florbela Espanca (Vila Viçosa , 8 de dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de dezembro de 1930) batizada como Flor Bela Lobo, e que opta por se autonomear Florbela d’Alma da Conceição Espanca  , foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo. Tem uma biblioteca com o seu nome em Matosinhos.

Autora polifacetada: escreveu poesia, contos, um diário e epístolas; traduziu vários romances e colaborou ao longo da sua vida em revistas e jornais de diversa índole, Florbela Espanca antes de tudo é poetisa. É à sua poesia, quase sempre em forma de soneto, que ela deve a fama e o reconhecimento. A temática abordada é principalmente amorosa. O que preocupa mais a autora é o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte. A sua obra abrange também poemas de sentido patriótico, inclusive alguns em que é visível o seu patriotismo local: o soneto “No meu Alentejo” é uma glorificação da terra natal da autora.

Serviço:

SARAU “UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA”: Florbela Espanca

Coordenação literária:Clara Sznifer

Intervenção Musical: Roberto Soares 

O1 de Abril/ 15h30

Local: Aliança Francesa de Santos

Endereço: rua Rio Grande do Norte, 98-Bairro Pompéia

Aberto ao público

Com informações de Clara Sznifer

 

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente