bem estar

Com vocês: vossa majestade, o tomilho.

Conheça essa folhinha pequena no tamanho mas cheia de benefícios e sabor

Estou tendo um caso de amor com as ervinhas da minha área!

Não é de hoje que eu nutria uma vontade louca de ter uma horta de temperos, tentei várias vezes sem sucesso: plantei as sementes  e não vingaram, comprei as mudas prontas e secaram.

Imagem do meu Instagram

Até que descobri, depois de refazer o Feng Shui da minha casa, que essas tentativas estavam sendo feitas no local errado da minha casa, na varanda da frente, onde há uma oferta excessiva de sol e vento.

Comprei três vasinhos (sálvia, manjericão e tomilho) e coloquei na mureta da minha área e serviço, onde há sol apenas no período da manhã, claridade o dia todo  e uma brisa ocasional.

O resultado tem sido excelente, as mudas tem se desenvolvido bem, estou amando a proximidade da cozinha e com isso, tem feito parte da alimentação da família toda!

Convivendo com AR

Desde o final do ano passado, depois de 6 anos de remissão, a artrite reumatóide voltou a se manifestar no meu organismo.  Meu médico mudou inclusive o rumo do meu tratamento. Bem por isso, estou mais atenta ao que entra no meu corpo, na alimentação, nos pensamentos, e estou retomando com força os princípios de uma alimentação mais natural e anti-inflamatória. É aí que entram as ervinhas que colho para o preparo das refeições.

Para comprar online acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

Sal do himalaia

Outra coisa que inclui na alimentação foi o sal do himalaia que é mais rico em iodo, e por isso possui mais propriedades anti-inflamatórias apesar de salgar um pouco menos em sabor. Por isso o uso das ervas tem se feito tão necessário além de saboroso.

http://cadernodecabeceira.com - Todos os direitos reservados
Eu e o tomilho <3

Tomilho, minha nova paixão

Tomilho essa folhinha pequena tem um sabor cítrico, que pode variar de mais suave se você utilizar as ramas inteiras ou mais intenso se você debulhar, é ótima para temperar carnes e molhos, segundo a Rita Lobo pode substituir bem o alecrim na batata rústica.

Por aqui já utilizei no peixe, que dá um sabor  delicado e mais suave que o coentro, no repolho refogado, em saladas como decoração (é uma folhinha muito mimosa) ainda dá um sabor cítrico que combina muito bem e até no arroz com cenoura que quebra bem o doce da cenoura. Tudo de bom!

Benefícios do Tomilho

Meu amor por essa folhinha é tamanho que dei uma pesquisada sobre ela  e descobri que :

“o tomilho é preenchido com minerais essenciais e vitaminas que são necessários para a nossa saúde. É a fonte mais rica de potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês e selênio. Esta erva também é uma fonte rica de vitaminas vitais, como vitaminas do complexo B, beta caroteno, vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina E e ácido fólico.” (veja mais aqui.)

Por ser rico em flavonoides tem alta concentração de antioxidantes, é rico também em manganês e vitamina K e suas propriedades anti-inflamatórias  são úteis para curar a inflamação crônica do corpo e além disso ele pode ser usado para prevenção de doenças cardiovasculares.

Além de ser bom pra pele, ajudar o corpo na produção de energia por ser rico em ferro o tomilho ainda contém propriedades antibacterianas que podem combater muitas bactérias e variedades de fungos.

Tudo de bom né?

O mais legal é que isso tudo pode ser inserido na alimentação do dia-a-dia, dando mais sabor e cor nas preparações.

Gostou das dicas? Estou pensando em compartilhar algumas receitas de sucesso do cardápio aqui de casa, que tal?

Até qualquer hora!

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

1 thought on “Com vocês: vossa majestade, o tomilho.

Comente