beleza

Cronograma Capilar: e dá-lhe água, óleo e proteína para o cabelo!

Assim como o nosso organismo, o cabelo também precisa de água, lipídeos e proteínas para se manter saudável. Sério, Ana? Sério! E se falta isso, o cabelo fica feio, sem vida, sem brilho, ressecado, etc..etc.. Como repor tudo isso? Com o Cronograma Capilar!

O segredo para voltar a ter cabelos saudáveis é o Cronograma Capilar! Muita gente já deve saber o que é mas recebo várias perguntas com dúvidas sobre o cronograma. Deixarei as informações aqui!

O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR?

É uma sequência de cuidados que inclui hidratação, nutrição e reconstrução dos fios capilares.

QUEM PODE FAZER?

É indicado para todos os tipos de cabelo.

PARA QUE SERVE?

Para repor os nutrientes que são perdidos naturalmente ou por ação de calor (uso de secador, chapinha, babyliss, etc) e processos de descoloração, tintura e demais químicas.

cronograma capilar reposição nutrientes caderno de cabeceira

COMO FUNCIONA?

O Cronograma Capilar é composto de 3 fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada uma delas é responsável pela reposição de cada um dos grupos de nutrientes perdidos.

Na fase de hidratação há a reposição de água. Repor lipídeos é a função da fase de nutrição e para repor massa capilar é necessária a fase de reconstrução.

QUAL É A DURAÇÃO DO CRONOGRAMA?

Ele dura 1 mês e a aplicação das máscaras é feita a cada dois dias. Nada impede que a pessoa continue o tratamento após o final do cronograma. Principalmente quem faz uso de química ou está em contato diário com os agentes prejudiciais à saúde do cabelo precisa muito da rotina.

QUAL O EFEITO E COMO IDENTIFICAR A FUNÇÃO DE CADA MÁSCARA?

Você vai olhar o rótulo da embalagem e procurar pelos “ingredientes”, “composição”, ou algo do gênero. Veja abaixo quais são os componentes comumente encontrados em cada uma das máscaras.

  • MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO: ceramidas, aloe vera, D-Pantenol, Aloe vera, extratos vegetais, glicerina, vitaminas, colágeno, silicones, mel e açucares.

A reposição hídrica devolve a maciez ao cabelo, deixando-o maleável.

  • MÁSCARA DE NUTRIÇÃO: manteiga de karité, de murumuru, de cacau, de cupuaçu, de abacate, óleo de oliva, de amêndoas, de damasco, de silicone, óleo de argan, de coco, proteína da seda, tutano, semente de uva, linhaça.

A reposição lipídica devolve sedosidade e brilho aos fios, além de eliminar o frizz e dar peso aos fios.

  • MÁSCARA DE RECONSTRUÇÃO: proteínas hidrolisadas, aminoácidos, queratina, arginina, creatina, cisteína, entre outras.

A reposição de massa capilar devolve força e consistência aos fios. Sem massa os fios ficam fininhos, sem volume e com aspecto minguado.

COMO SEGUIR O CRONOGRAMA?

Após uma análise da situação do cabelo, você poderá optar pelo cronograma que mais atende à necessidade dos fios: danos intensos, moderados e leves. Veja a tabela de cada um:

  • Danos Intensos: cronograma indicado para cabelos fracos, sem elasticidade, quebradiços, bem ressecados e com pontas duplas.

  • Danos Moderados: cronograma indicado para os cabelos ressecados, com excesso de frizz, ásperos, porosos e opacos, sem brilho.

  • Danos Leves: cronograma indicado para cabelos com as pontas ressecadas, fios opacos e sem brilho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • O cronograma NÃO DEVE ser iniciado pela etapa de reconstrução. É preciso hidratar e nutrir primeiro.
  • O intervalo entre uma aplicação e outra deve respeitar o prazo de 2 dias.
  • Percebendo que o cabelo está recuperado, pode suspender o Cronograma. Todavia, nada impede que ele continue. Principalmente se o contato com os agentes nocivos for frequente.
  • A execução do cronograma NÃO DISPENSA o uso de protetores térmicos quando for usar secador, chapinha, bebyliss, etc.
DICAS DE MÁSCARAS PARA O CRONOGRAMA CAPILAR

Claro que eu não deixaria ninguém sem a cereja do bolo, né?! Ensinei como se faz e agora indico algumas máscaras para começarem o Cronograma já!

Máscara Banho de Creme | Máscara Hydra-Max

Máscara de Tutano | Máscara Alto Impacto

Máscara QueravitAnabolizante Capilar

Agora é com vocês! Seguindo o Cronograma o cabelo ficará saudável, macio, sedoso e brilhante! Claro que a dose de paciência e disciplina já vêm incluídas no pacote, né?! Mas valerá à pena, viu! Eu garanto! Em caso de dúvidas, deixe a pergunta nos comentários que terei muito prazer em responder!

Beijos e até a próxima!

Reprodução: Google Imagens

 

Ana Paula

Ana Paula é formada em jornalismo, advogada além de youtuber e blogueira no Blog da Ana. Apaixonada por moda, beleza e tudo que compreende o universo feminino.

5 thoughts on “Cronograma Capilar: e dá-lhe água, óleo e proteína para o cabelo!

    1. Ótimo! Ficamos muito satisfeitos em saber que o Caderno de Cabeceira está te agradando! Nós prezamos muito a satisfação de nossos leitores!
      Obrigada pelo feedback!

Comente