bem estar, moda

Veludo molhado: peça-chave da estação!

Incrível como o veludo molhado apareceu em praticamente todos os desfiles de moda até agora! E olha que a temporada internacional ainda não terminou e teremos também o SPFW, no início do mês que vem!

veludo molhado caderno de cabeceira blog
Fonte: site Vogue Internacional.

De todos os tipos de veludo (alemão, cristal, devorê, cotelê…), o molhado foi o grande escolhido para representar o outono/inverno este ano, sem a menor sombra de dúvida! Ele apareceu em calças, vestidos, saias, bolsas e sapatos!

Tipos de veludo. (Fonte: site Chic Glória Kalil)
ONDE O VELUDO JÁ APARECEU?
  • Semana de Moda de Nova Iorque – NYFW (New York Fashion Week)
Jason Wu

Estilista tailandês, residente no Canadá e famoso por ter vestido Michelle Obama nas noites de celebração dos dois mandatos do marido, Barack Obama, Jason Wu apostou no tecido em cores bem vibrantes!

 veludo molhado jason wu
Fonte: Site da Vogue Internacional
Jeremy Scott

Americano que construiu uma reputação no mundo fashion de “o designer mais irreverente da cultura pop”, foi outro que colocou o veludo molhado nas passarelas nova iorquinas. Famoso por trabalhar com celebs como Katy Perry , Rihanna , Madonna , Nicki Minaj , Miley Cyrus , Beyoncé , Lady GaGa , Kanye West, entre outras, Scott foi um dos primeiros a defender a mistura de alta moda com o estilo de rua. 

veludo molhado pink scott caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.

Assim como Jason Wu, Jeremy Scott desfilou o veludo molhado em tons fortes. Sua passarela ficou colorida por rosa (super tendência da cor Pink Yarrow, da Pantone), azul e preto. O tecido apareceu também em botas!

veludo molhado scott botas caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.
Altuzarra

Francês nascido em Paris, Joseph Altuzarra apresentou o veludo molhado em versão luxuosa do Ready-to-Wear. Inspirado pela sinistra Lady MacBeth, o designer deu um ar de modernidade aos looks renascentistas. Vestidos, ternos e as cores amarelo, burdundy, azul-marinho e preto deram o tom do desfile.

altuzarra veludo molhado caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.
veludo molhado altuzarra caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.
Jonathan Simkhai

Veludo molhado em vestido sensuais com bordados dourados são o destaque por aqui. Jonathan Simkhai trabalhou durante muito tempo no varejo e percebeu o quanto gostava de vestir as mulheres. Fazê-las se sentirem únicas fez ele ver o que realmente queria: ser designer de moda. Seu desfile reflete bem isso…

veludo molhado jonathan caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.
Marchesa

As estilistas Georgia Chapman e Keren Graig se conheceram na Chelsea College of Art and Design em Londres e há 13 anos fundaram a Marchesa, marca de Alta-Costura. Penélope Cruz , Blake Lively , Jennifer Lopez , Kate Hudson , Cameron Diaz , Selena Gomez , Halle Berry , Rihanna , Eva Longoria , Taylor Swift , Miley Cyrus , Emma Watson , Olivia Wilde e Sandra Bullock foram algumas das atrizes hollywoodianas que já vestiram uma criação da marca. 

Marchesa utilizou o veludo molhado em vestidos, saias e tops. Misturou com plumas, laços, renda, bordados e saia de cetim.. arrasou, claro!

veludo molhado marchesa blog caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.

 Depois de Nova Iorque veio Londres…

  • Semana de Moda de Londres – LFW (London Fashion Week)
Simone Rocha

Simone encantou não só nos veludos como também em quem os vestia! O desfile apresentou 4 modelos com mais de 50 anos. Uma delas, Jan de Villeneuve, tem 70 anos e brilhou! A semana de moda londrina começou com protestos justamente neste assunto: a inclusão de modelos mais velhas nas passarelas. O motivo? A moda não tem limite de idade e uma grande porcentagem de roupas é comprada por mulheres mais velhas. Eram estas as mensagens em alguns dos cartazes da manifestação. Só que isso não serviu para a passarela de Simone Rocha!

veludo simone rocha caderno de cabeceira
Na foto maior: modelo Jan de Villeneuve, de 70 anos, brilhando com o look em veludo. Fonte: site Vogue Internacional.
Emilia Wickstead

Veludo também no desfile da estilista que tem como uma de suas clientes, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge! Aos 24 anos, Emilia criou uma pequena coleção de roupas e realizou demonstrações para a família e amigos em sua sala de estar. Foi o suficiente para já receber pedidos de peças feitas sob medida. Em 2014 ganhou o prêmio de designer de tapete vermelho do ano no Elle Style Awards e seus modelitos no tecido-chave da temporada incluem vestidos, saias e até sandálias!

veludo emilia caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.
Erdem

Filho de mãe inglesa e pai turco, ele foi criado no Canadá e a coleção é uma tentativa – bem sucedida – de como seria o encontro de suas bisavós. Esta suposta união foi materializada no veludo, em patchworks que misturaram flores inglesas e pintura em miniatura islâmica. A esta criação seguiram-se vestidos em veludo colorido.

 veludo erdem caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.
Alberta Ferreti 

A estilista italiana inspirou-se em Veneza para a coleção que apresentou esta semana em Milão. Entre os looks desfilados, destaque – claro! – para os veludos em longas capas e conjuntos de blusa e saia em cores vibrantes, além do preto básico e clássico!

 veludo alberta ferreti caderno de cabeceira
Fonte: site da Vogue Interancional.
Max Mara

Finalizando nosso post, o veludo monocromático da estilista italiana, Max Mara. Sua coleção de inverno teve como inspiração o manifesto purista sueco Slöjdföreningen, que prega que beleza é honestidade e que qualquer sinal de decorativismo é supérfluo. Seguiu a cartilha à risca: o purismo escandinavo ficou representado em uma coleção de veludos lisos e em diversos tons.

veludo max mara caderno de cabeceira
Fonte: site Vogue Internacional.
QUERO UM VELUDO PRA CHAMAR DE MEU!

Depois desta overdose de veludo molhado, eu tenho certeza de que você se convenceu de que este é “O” tecido-chave para os dias frios do outono/inverno. Sei também que está aí pensando: meu Deus, eu quero alguma peça em veludo molhado a-g-o-r-a! Para te ajudar no look aconchegante e quentinho, aí vão algumas opções:

01 – Vestido midi | 02 – Blusa em renda com regata | 03 – Regata com renda |

04 – Blusa cropped | 05 – Saia

06 – Bota | 07 – Mocassim | 08 – Choker

Gostaram? O tecido que revela seu brilho natural com o nosso caminhar e foi vedete nos anos 60/70, volta triunfal e invade as passarelas de moda mostrando que quem é rei nunca perde a majestade!

Um beijo,                                                                                                                                                                                                    Ana…

Ana Paula
Ana Paula é formada em jornalismo, advogada além de youtuber e blogueira no Blog da Ana. Apaixonada por moda, beleza e tudo que compreende o universo feminino.

Comente