dicas, vida simples

Manutenção preventiva de férias garante economia e segurança aos veículos

Antes de pegar a estrada nessas férias, olha essa dica.

As férias chegaram e é hora de colocar o pé na estrada. Reservar hotel, definir roteiro e preparar malas. Mas uma outra providência merece estar no topo dessa lista: a manutenção preventiva do veículo.

 Essa necessidade é reforçada por uma pesquisa do Instituto Scaringella de Trânsito, na qual a falta de manutenção preventiva está relacionada ao registro de 27% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil.

 Além de garantir a segurança, o que deve ser primordial, essa prática reduz as despesas com o veículo em até 30%. “Manutenção corretiva, feita pontualmente, é mais cara do que a preventiva, que vai antecipar um problema. É como ir ao médico quando se está doente ou fazer um check-up periódico”, compara Ronald Luis Ferreira Ataulo, um dos proprietários do Centro Automotivo Mundo Off Road, em Santos.

 Para fortalecer essa cultura, a oficina oferece check-list gratuito para qualquer veículo 4×4, mediante agendamento prévio. São avaliados até 70 itens e o condutor recebe o diagnóstico em 1 hora. “O veículo vai para o elevador e é feita uma verificação visual de todos os itens, para sabermos o estado geral do carro”, detalha ele.

 Freios, amortecedores, suspensão, embreagem, correias e níveis de óleos são os principais pontos verificados. Ataulo explica que a checagem no nível de óleo é mais aprofundada. “Muitas vezes, só se vê o nível de óleo do motor, mas os automóveis 4×4 têm diferentes níveis de óleos e essa manutenção garante uma viagem sem sustos”.

 Como o veículo fica suspenso, é possível analisar os terminais de direção, folgas nos rolamentos de roda e perceber indícios de falhas que coloquem em risco a segurança na direção. Uma simples folga no terminal de direção, por exemplo, pode acelerar o desgaste dos pneus, aumentando a resistência do veículo no solo. Na outra ponta, isso representa maior consumo de combustível.

 “Um pneu desalinhado se desgasta de maneira equivocada. E se o condutor não percebe esse problema, o pneu pode estourar numa rodovia, colocando muitas pessoas em risco e engrossando as estatísticas de acidentes”, alerta ele.

Para comprar online acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

Bateria          

 A bateria, parte vital para o funcionamento de um veículo, merece atenção especial numa verificação preventiva, assim como o alternador, peça responsável por repor a carga na bateria. Para isso, o Centro Automotivo Mundo Off Road conta com equipamentos modernos que detectam a vida útil e a tensão destas peças.

 Tudo o que é identificado consta de um orçamento emitido na hora, detalhando os possíveis problemas, as peças a serem substituídas e o serviço a ser executado. “Essa campanha quer criar uma cultura de prevenção, como forma de garantir segurança, conforto e economia às pessoas. Nas férias, as famílias fazem passeios, viajam e exigem mais do veículo. Esse cuidado é necessário”, define Ataulo.

 O check-list gratuito será feito até o dia 31 de janeiro, mediante agendamento de horário pelo telefone/WhatsApp (13) 99689-7294, de segunda a sexta, das 7 às 18h30.

Sobre a empresa

 O Centro Automotivo Mundo Off Road é especializado em picapes, utilitários esportivos, veículos a diesel e 4×4, oferecendo serviços especializados e soluções para esse segmento. Também atua no segmento de acessórios automotivos e preparações 4×4, além de manter uma agência e operadora de turismo de aventura 4×4. Desde o dia 2 de janeiro, funciona em novo endereço, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 288, Macuco, em Santos. Informações: 3349-3424.

Com informações de Fabiana Honorato.

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente