cursos

Oficina Cultural Pagu abre inscrições para atividades gratuitas

As atividades oferecidas são totalmente gratuitas e incluem oficinas, workshops,  cursos e palestras, entre os destaques está o encontro com o dramaturgo Lauro César Muniz

foto-reproducao-tv-brasil-lauro-cesar-muniz
Lauro César Muniz – Foto reprodução TV Brasil

A Oficina Cultural Pagu, a partir do dia 3/11 (quinta feira) abrirá inscrições de seus novos cursos artísticos, são eles: design gráfico, criação de textos para novas mídias, gestão cultural, escrita criativa, televisão, teatro, cinema  e  hip hop. Os destaques ficam por conta da palestra com o dramaturgo Lauro César Muniz que falará sobre o processo de criação para teatro, e a edição especial do Cineclube Pagu que exibirá os filmes vencedores da mostra olhar caiçara do Curta Santos deste ano.

COMUNICAÇÃO: O MEIO DIGITAL É A MENSAGEM –  WORKSHOP DE CRIAÇÃO DE TEXTOS

Coordenação: Ivani Cardoso

18/11 a 25/11– sexta(s)-feira(s) – 14h às 15h30

Público: Interessados em geral com conhecimentos digitais básicos e acesso às redes sociais

Faixa Etária: maiores de 15 anos

Inscrições: 3/11 a 17/11

Seleção: Por ordem de Inscrição

20 vagas

O jornalismo na comunicação digital e o uso das redes sociais com conteúdo alinhado aos objetivos profissionais ou pessoais.

É formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação de Santos e em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos. Trabalhou nos jornais Cidade de Santos, O Estado de S. Paulo e A Tribuna, de Santos. De 2001 até fevereiro de 2012 trabalhou no atendimento e coordenação de contas na Agência Lu Fernandes Comunicação e Imprensa. Na área de eventos coordenou a divulgação da Flip 2007, Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2002), Viradas Culturais da Prefeitura de São Paulo e quatro edições da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, Flipoços 2013, entre outros. Na área editorial, também coordenou o trabalho de divulgação a Câmara Brasileira do Livro e das editoras Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Planeta Brasil, Summus, Thomas Nelson Brasil e Sesc Edições. É editora do Publishing Perspectives Educação, newsletter da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil (www.contec-brasil.com), tem a coluna Livros & Mídia no site PublishNews  e tem o blog SanSão, no Jornal A Tribuna, de Santos, onde dá dicas de S.Paulo. Atua na área de assessoria de imprensa, principalmente na divulgação de livros e eventos culturais. Criou e atualiza o site, o blog e o facebook do Ideac (www.ideac.com.br) e o facebook dos cartunistas Chico e Paulo Caruso.

COMUNICAÇÃO: O MEIO DIGITAL É A MENSAGEM – WORKSHOP DE DESIGN GRÁFICO

Coordenação: Monica Mathias

18/11 a 25/11– sexta(s)-feira(s) – 16h às 17h30

Público: Interessados em geral com conhecimentos digitais básicos e acesso às redes sociais

Faixa Etária: maiores de 15 anos

Inscrições: 3/11 a 17/11

Seleção: Por ordem de Inscrição

20 vagas

O design gráfico na comunicação digital e o uso das redes sociais com conteúdo alinhado aos objetivos profissionais ou pessoais.

Atua desde 1989 à frente do 3D Design Estúdio & Comunicação. Coordena e produz, desde então, diversos projetos, trabalhos gráficos e eventos para empresas e entidades da região e capital. É também editora do blog SanSão, no portal do jornal A Tribuna, onde dá dicas culturais e de entretenimento de Santos e São Paulo.

OFICINA DE PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL

Coordenação: Mauricio Inafre

26/11 a 27/11 – sábado e domingo – 10h às 13h e 14h às 17h

Público: Atores, diretores, produtores teatrais e estudantes de teatro.

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Inscrições: 3/11 a 22/11

Seleção: Carta de interesse

10 vagas

Abordagem das leis de incentivo cultural, dos editais que contemplam projetos de produção e circulação de espetáculos, bem como os festivais de teatro e as novas ferramentas de financiamento que possibilitam a concretização de um projeto em um espetáculo de teatro.

Formado em economia pela Universidade Brás Cubas e em artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, ele já administrou teatros e organizou eventos relacionados ao mundo das artes. Já trabalhou com nomes como Roberto Lage, Kiko Marques, Marat Descartes, João Fonseca e Kleber Montanheiro, Mateus Solano e Marcelo Soler, entre outros. No momento, está à frente da produção Os Dois e Aquele Muro, de Ed Anderson e direção de Francisco Medeiros, em cartaz no Espaço dos Fofos, em São Paulo.

PALESTRA INFINITY CLASS – REDEFININDO A HISTÓRIA SOB A ÓTICA DO HIP HOP

Com Marcello Gugu

18/11– sexta-feira – 20h às 21h45

Público: Interessados em geral na cultura do hip hop

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Inscrições: 3/11 a 16/11

Seleção: Por ordem de Inscrição

50 vagas

A palestra aborda a cultura oral, as raízes folclóricas nacionais e traz exercícios práticos de construções textuais, sejam elas, relatos , poesias ou música, explorando a capacidade de composição do participante. O nome, Infinity Class, é uma homenagem as aulas que eram ministradas dentro Zulu Nation para a comunidade negra americana.

Esta atividade tem a parceria do projeto Muito Prazer! Meu nome é Hip Hop.

Gugu conquistou destaque nas batalhas de ruas com sua rimas, vencendo em 2007 a principal delas que a Batalha do Santa Cruz em São Paulo. O músico que também é publicitário com o disco “Até quem enfim Gugu” lançado em 2013,  foi eleito um dos melhores no cenário do rap nacional.

 OFICINA LITERÁRIA “ESCRITA CRIATIVA NOS TEMPOS TRANZMODERNOS”

Coordenação: Flavio Viegas Amoreira

22/11 a 1/12– terça(s)-feira(s), quinta(s)-feira(s) – 19h às 21h

Público: Estudantes , professores, artistas e interessados em literatura

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Inscrições: 3/11 a 19/11

Seleção: Por ordem de Inscrição

20 vagas

Com elementos básicos de poética, semiologia literária e a Literatura linkada ao teatro, cinema, artes plásticas, dança, cibernética. Flavio, nesta atividade, conduzirá o participante ao reencontro com seu potencial e possibilidades da escrita.

 Escritor, poeta, contista, romancista, dramaturgo e jornalista. Nascido em Santos em 1965, atua como agitador cultural em São Paulo, Rio de Janeiro e Litoral Paulista, em projetos de discussão de temas ligados a artes de vanguarda, saraus poéticos e oficinas de criação literária.

WORKSHOP “PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UMA BIOGRAFIA”

Coordenação: Gonçalo Junior

5/11– sábado – 15h30 às 17h30

Público: escritores, professores, mediadores de leitura, estudantes de letras e jornalismo, interessados em literatura.

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Inscrições: 19/10 a 3/11

Seleção: Por ordem de Inscrição

15 vagas

Processo de produção desse gênero de escrita: como desenvolver pesquisas, localizar pessoas, organizar entrevistas, pesquisar em arquivos de jornais e o lento e intenso processo de elaboração do texto, até chegar à sua finalização.

Gonçalo Junior é jornalista com passagem pelos jornais Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo como repórter especial e editor de cultura, respectivamente. Colaborou nas seguintes publicações: Folha de S. Paulo, Carta Capital, Playboy, Bravo!, Lola, Prip, MAG, Imprensa etc. É autor de 30 livros, publicados por editoras como Companhia das Letras, Civilização Brasileira, Ediouro, Manole, Conrad etc. Foi vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2011, na categoria Melhor Biografia, com a obra “Alceu Penna e As Garotas do Brasil: Moda e Imprensa – 1933 a 1975”.

Para comprar online acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA

Coordenação: Reynaldo Damazio

26/11– sábado – 15h30 às 17h

Público: escritores, professores, mediadores de leitura, estudantes de letras e jornalismo, interessados em literatura.

Faixa Etária: maiores de 16 anos

Inscrições: 3/11 a 24/11

Seleção: Por ordem de Inscrição

15 vagas

Workshop sobre o processo de escrita e a importância da criatividade na construção do texto literário, a partir da leitura e discussão de autores renomados, de prosa e poesia. Também será abordado o papel da leitura na formação de escritores e educadores, com exercícios breves de criação e interpretação de textos, além de uma bibliografia básica indicada aos participantes.

Reynaldo Damazio é um poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi revisor da Editora Brasiliense e redator da Folha de S.Paulo. Publicou em 2001 seu primeiro livro de poesia, Nu entre nuvens, em que buscou uma síntese entre a sonoridade das palavras e as imagens evocadas por elas.

A DRAMATURGIA EM CENA COM LAURO CESAR MUNIZ

Coordenação: Lauro Cesar Muniz

3/12– sábado – 15h30 às 17h30

Público: Atores, diretores, escritores, artistas, estudantes de teatro, audiovisual, letras e interessados na área

Faixa Etária: maiores de 15 anos

Inscrições: 3/11 a 1/12

Seleção: Por ordem de Inscrição

30 vagas

Encontro com o dramaturgo Lauro César Muniz, que falará sobre o seu processo de criação para teatro e televisão. Um dos principais autores da história da teledramaturgia brasileira, Lauro César Muniz tem uma carreira repleta de peças teatrais e novelas de grande sucesso. Dentre suas principais obras destacam-se: no teatro, “O Santo Milagroso”, “Este Ovo é um Galo” e “Luar em Preto e Branco”; na televisão, a minissérie “Chiquinha Gonzaga” e as novelas “O Casarão” e “O Salvador da Pátria”, da TV Globo. Recentemente, escreveu as novelas “Poder Paralelo” e “Máscaras” para a TV Record. Seus textos teatrais foram lançados pela Editora Giostri em uma edição de luxo com quatro volumes, intitulada “Obras Completas de Lauro César Muniz”.

 Toda a programação é gratuita e está disponível no site: www.oficinasculturais.org.br. Os interessados poderão inscrever-se pelo próprio site, e no endereço da sede: Praça dos Andradas, s/n – Santos, de 3a a 6a feiras das 14h ás 20h e sábados das 10h as 16h. Maiores informações pelos telefones: 3219 2036 / 3219 1741.

Com informações de Ricardo Vasconcellos

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente