para crianças

Chef ensina receitas horripilantes e saudáveis para o Halloween ou Dia do Saci

Múmias, aranhas, abóboras e mãos de bruxa são o destaque desse cardápio especial

Chefe de Papinha prepara cardápio horripilante e delicioso para a garotada

Seja para comemorar o Halloween ou o Dia do Saci, 31 de outubro (segunda-feira) é uma data que convida a momentos de fantasia e diversão. Da celebração americana ao folclore brasileiro, o festejo é um bom motivo para soltar a imaginação na cozinha também, criando pratos tão assustadores quanto saborosos.

Para quem participará de festa com essa temática, em escolas, cursos de inglês, no condomínio ou no trabalho, a Chefe de Papinha dá dicas práticas de pratos que são preparadas no tempo de um grito de BUUUU!

Mas esqueça a ideia de guloseimas carregadas de açúcar, gordura ou industrializados. O trick or treat (doce ou travessura, em inglês) do momento pede uma gostosura saudável, deliciosa e com a decoração caprichada.

Nathália Donato, especialista em alimentação infantil e cozinheira profissional, mais conhecida como a Chefe de Papinha, aposta em ingredientes simples, como a pipoca, para dar vida à mãozinha de bruxa. “Minha dica é fazer a pipoca sem gordura ou numa pipoqueira elétrica se tiver”.

Você vai precisar de luvas de plástico descartáveis, cenoura crua – ou a baby – e fecho de arame colorido. Corte a cenoura em formato de triângulo, para criar as garras da bruxa. Encaixe as garras na ponta de cada dedo da luva e preencha com a pipoca, deixando espaço para amarrar com o fecho de arame. “O legal é chamar a criança para ajudar a montar as luvas, eles se divertem”.

Outra ideia é preparar hambúrguer caseiro – temperando a carne com cenoura ralada, cebola e sal –, grelhar na frigideira e colocar uma fatia de muçarela em formato da abóbora típica do Halloween. “Com uma faca, faça dois triângulos vazados para os olhos e depois recorte a boca, em zigue-zague. Coloque em cima do hambúrguer quente e o queijo vai derreter nesse formato”.

Ainda com a muçarela, é possível transformar uma fatia de pão de forma em uma múmia. Nesse caso, a chef sugere a versão integral do pão e molho de tomate caseiro. “Corte o queijo em tiras e cubra partes do pão, como se fossem as faixas da múmia. Faça os olhos com rodelas de azeitona. Asse no forno convencional ou elétrico. O queijo derrete e cria um efeito divertido”.

Para comprar online acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

Se você busca algo ainda mais horripilante, a pedida é o ovo com aranha. Basta cozinhar o ovo, esperar esfriar um pouco e partir ao meio, retirando a gema com cuidado. Amasse a gema com e acrescente uma colher de sopa de frango cozido desfiado, uma colher de sopa de cenoura ralada, um fio de azeite e sal e orégano a gosto. Misture tudo e preencha o ovo com essa pastinha.

“A parte mais delicada é formar a aranha com a azeitona preta. Primeiro, parta a azeitona ao meio. Uma metade será o corpo da aranha, então coloque por cima da pastinha que preencheu o ovo. Da outra metade serão feitas as oito patinhas, quatro de cada lado do corpo”.

Para a Chefe de Papinha, é importante envolver as crianças no preparo dos alimentos e essas receitas são uma boa oportunidade. “Aproveite para apresentar ingredientes, fazer a criança experimentar algo novo. Além de tudo, é um momento para estreitar laços e criar boas memórias em família”, acrescenta ela.

Sobre a Chefe de Papinha

Para saber mais, acesse: http://www.chefedepapinha.com.br, facebook.com/chefedepapinha, @chefedepapinha, escreva para chefedepapinha@gmail.com ou ligue para (13) 99177-0131.

Por Fabiana Honorato

 

 

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

2 thoughts on “Chef ensina receitas horripilantes e saudáveis para o Halloween ou Dia do Saci

Comente