literatura

A obra do poeta Manoel de Barros é tema de Sarau em Santos

Aliança Francesa de Santos recebe o Sarau “UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA”

A obra do poeta Manoel de Barros é tema de Sarau em Santos

Este projeto que se realiza mensalmente, tem como objetivo principal desvendar a obra de um poeta relevante do nosso idioma, de um maneira lúdica e interativa. Tudo é feito através de pequenos documentários,imagens, textos, comentários e leitura de poemas, intercalado por belas canções que se relacionam com a temática do escritor. Ao final de cada evento, o público presente é convidado para compartilhar suas poesias autorais. A coordenação a musical  fica por conta do músico santista Roberto Soares.

Sobre Manoel de Barros:

O poeta Manoel Wenceslau Leite de Barros, mais conhecido como Manoel de Barros, nasceu no Beco da Marinha, em Cuiabá, estado do Mato Grosso, no dia 19 de dezembro de 1916. Seu pai, João Venceslau Barros, famoso capataz naquelas terras, decidiu erguer uma pequena fazenda quando o garoto tinha apenas um ano de idade, no coração do Pantanal. Faleceu no dia 13 de novembro de 2014, aos 97 anos de idade.

Manoel de Barros é normalmente classificado na Geração de 45 da literatura. Trabalhou bastante com a temática da natureza, mais especificamente, o Pantanal. Mistura estilos e aborda o tema regional com originalidade. O poeta ganhou prêmios importantes, como o Prêmio Orlando Dantas, em 1960, doado pela Academia Brasileira de Letras, pelo livro Compêndio para Uso dos Pássaros. Sua obra posterior, Gramática Expositiva do Chão, foi contemplada com o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal, enquanto Sobre Nada ganhou outra honraria, desta vez de contexto nacional.

Para comprar online acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

Serviço:

“UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA”: Manoel de Barros

Intervenção Musical: Roberto Soares

01 de Outubro/ 15h30

Local: Aliança Francesa de Santos

Endereço: rua Rio Grande do Norte, 98-Bairro Pompéia

Aberto ao público

Com informações de Clara Sznifer

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente