moda

A moda pede patches!

Incrível como tudo na vida é cíclico, inclusive a moda! Eu sou testemunha disso: os patches foram febre nos anos 70, eu mesma tive vários nos anos 90 e agora eles estão bombando de novo!

patches-caderno-de-cabaeceira

Patch é uma palavra inglesa e significa remendo, retalho… que hoje em dia, pra mim, de retalho mesmo não tem nada! Evoluiu do estilo hippie e atualmente marca presença nos desfiles de moda de grifes badaladas!

DE ONDE VEIO?

No início de sua história, os patches estavam relacionados  à pobreza. Sua existência remonta ao ano de 300 a.C, na China Antiga, quando as roupas eram consertadas com pedaços de tecido bordados. Séculos depois, na Inglaterra, os patches continuavam entre os menos favorecidos. Sua sorte começou a mudar no Renascimento. Nesta fase, o bordado subiu de posto, tendo sido elevado à “high art”. Com a Revolução Industrial, eles deixaram de ser feitos à mão e passaram a industrializados. (Fonte: Wikipedia)

custom-patches caderno de cabeceira

OS PATCHES E OS HIPPIES DE WOODSTOCK

O Festival de Woodstock, em agosto de 1969, foi muito marcante. Os hippies, com suas jaquetas e calças jeans cheias de adesivos, quiseram pregar a liberdade e acabaram mesmo dando o ponta-pé inicial da “moda patch”.

patches hippie caderno de cabeceira

DO MOVIMENTO PUNK ATÉ HOJE

A contribuição do movimento de contracultura do punk foi decisiva para enterrar de vez aquela ideia inicial de pobreza relacionada aos patches e trazê-los para o mundo fashion. A cultura punk expressou o inconformismo social e político, tendo o seu estilo autêntico percorrido várias épocas. Entre os elementos típicos deste estilo, os patches são a prova disso. Por expor ideias, escolhas políticas e o gosto por bandas musicais, estes adesivos utilizados pelos punks conquistaram adeptos de várias gerações.

patch punk caderno de cabeceira
Fonte: Google Imagens

A estilista Viviane Westwood foi a responsável por colocar o acessório no topo da moda! Depois de desenvolver uma coleção com a estética punk, ela virou a Rainha Punk e os patches caíram no gosto dos designers.

Daí para os desfiles de Dolce & Gabanna, Miu Miu, Gucci, entre outros, foi questão de tempo. Ou melhor, de temporadas de moda!

alta-moda-patches-caderno-de-cabeceira
Patches na moda “high end”: Dolce & Gabanna, Miu Miu e Gucci.
(Fonte: Pinterest)

Ah.. e estes adesivos fofos não se limitam apenas às roupas! Estão em bolsas e calçados também!

acessorios-patches-caderno-de-cabeceira
Fonte: Pinterest e Google Imagens.

ONDE CONSEGUIR A JAQUETA E/OU OS PATCHES

Para quem não tem a jaqueta ou os patches (ou ambos!) não é problema! Eu fiz uma pesquisa e vou deixar os links de onde conseguir cada um deles – junto ou separado:

 patches renner caderno de cabeceira

01 – Jaqueta com Puídos e Bordado | 02 – Jaqueta Flores e Borboleta | 03 – Jaqueta Jeans com patches

patches-caderno-de-cabeceira-comprar

04 – Vestido | 05 – Calça Jeans | 06 – Tênis

Para quem já tem a jaqueta, por exemplo, e precisa de alguns patches para aderir à tendência, aí estão as minhas indicações:

 adesivos patch caderno de cabeceira

Cachorro Quente | Emoji | Mandala | Batom | Rolling Stones | Bang

Agora ficou fácil! É só escolher e desfilar a sua peça por aí com muito estilo!

Um beijo e até a próxima!

Ana Paula
Ana Paula é formada em jornalismo, advogada além de youtuber e blogueira no Blog da Ana. Apaixonada por moda, beleza e tudo que compreende o universo feminino.

Comente