blogosfera

Blog day, um dia de nostalgia…porque eu tô voltando!

Tenho este blog desde 2006, era um diário. Demorei anos para me intitular “blogueira”.

Hoje em dia qualquer um com uma conta em rede social com “centos” seguidores se diz “influenciador digital”.

Olha, vou dizer: que saudade!

CC0- Public Domain - Pixabay
Imagem Pixabay

Até um tempo atrás meu blog não tinha nem perfis nas redes sociais nem nada, era só um espaço onde eu anotava minhas coisas, por isso o nome: Caderno de Cabeceira.

Na medida em que fui conhecendo outros blogueiros, participando de grupos e workshops é que a coisa cresceu. Mas nada nessa vida cresce sem muito amor envolvido, acho mesmo que não tem receita, a gente tem que gostar do que faz. Pelo que me lembro,  foi mais ou menos esse o teor do comentário que fiz em um post da Duds no Medium, aliás texto maravilhoso que eu recomendo muito a leitura, aqui ó.

Já fiz vários posts nesta data, o Blog Day, indicando blogs que valem a pena acompanhar, alguns fazem parte mesmo do meu dia-a-dia, você pode encontrar esses textos nos links abaixo.

Tag: Liebster Awards – descobrindo novos blogs

Gente fina, elegante e sincera para conhecer no Blog Day

Top 5 de blogs pessoais que você precisa ver no Blog Day 2015

Mas hoje, neste Blog Day 2016 eu quero te chamar pra refletir: quantas pessoas você conhece nos dias de hoje que produzem um conteúdo bacana, com amor e carinho, sentindo prazer no que faz, sem pensar em quantos seguidores isso vai trazer? Alguém que bloga porque gosta de verdade, sem pensar na grana?

Eu mesma conheço uma meia duzia de três ou quatro porque a grande maioria desses tais “influenciadores digitais” estão mirando na grana que podem vir a ganhar com o conteúdo (leia-se aqui também snapchats, fotos no Instagram e etc) que produzem. Daí você vai dizer “Anna isso é errado?” eu digo claro que não! Meu tempo mesmo, vale ouro! O que eu acho uó é não ser claro com seu público, por menor que ele seja.

Daí que entra uma verdade inconveniente: produzir conteúdo na internet, especialmente se for com fim comercial, ser um “influenciador digital”, gera responsabilidades. Recentemente escrevi um livro sobre isso. Você pode baixar o livro aqui.

Dia desses estive com meu amigo Luiz Fernando Almeida da TV Cafofo e conversamos um pouco sobre isso, veja o vídeo.

Trocando em miúdos é bem possível produzir um conteúdo bacana e legal (aqui juridicamente falando), e isso vai atrair público e com isso você pode vir a juntar o agradável ao rentável. Mas se o seu foco principal forem os seguidores e possíveis anunciantes saiba que assim, você pode espantar muita gente porque isso já tem gente à bessa fazendo.

Nesse Blog Day, pra não perder o costume, e pra te inspirar, vou indicar três blogs, de pessoas muito queridas.

Escrevendo sobre Cinema

É o blog do meu amigo e colaborador eventual aqui do Caderno, o Gabriel Escudero. Para quem não sabe o Gabriel se formou em direito comigo, e é um cinéfilo dos bons! Já fez curso com o crítico de cinema Pablo Vilaça e tudo! No blog dele você vai encontrar mais textos sobre cinema, filmes, atores e diretores.

Blog da Ana

Nesse endereço você vai encontrar muitas dicas de moda e beleza, tudo com um toque pessoal e irresistível de mineirice! A Ana Paula também é colaboradora aqui do Caderno, ela escreve mensalmente sobre moda e beleza.

Loma Kim

Assim responde atualmente a querida Paloma Sernaiotto, sim amiguinhos, ela mesmo, do sernaiotto.com que continua no ar vivo e  ativo! Tem 5 meses que ela se mudou para Coréia e recentemente ela casou. Segundo a própria Loma ela estava sentindo falta de um espaço onde pudesse compartilhar mais posts pessoais, experiências e viagens por isso o endereço novo. Eu já estou acompanhando!

Para comprar acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

Vou confessar que às vezes eu também sinto saudade de quando o Caderno era bem mais pessoal…blogosfera oldschool! Acho que, pra variar a Lominha me inspirou e vou reservar no calendário do blog um espacinho pra voltar!

Até qualquer hora!

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

3 thoughts on “Blog day, um dia de nostalgia…porque eu tô voltando!

  1. Oi Ana,
    Adoro seu blog mas não sei porque cargas d´agua só fui comentar hoje rs! (alias tb sou santista como vc rs!).
    Adorei esse post em especial e sua reflexão, ainda outro dia no meu blog indiquei 5 endereços que eu adoro e visito quase diariamente.
    Acho sim, que a blogosfera” esta saturada, mas ainda sim tem espaço para muita gente fina, elegante sincera e com conteúdo bem bacana.

    Parabéns e sucesso

    Bjs
    Priscilla

    1. Oi Priscilla!
      Entendo perfeitamente, a vida corrida nos impede de comentar já que muitas vezes estamos lendo no celular enquanto estamos realizando outras coisas, na fila do banco, no trânsito…
      Legal o seu blog também! Não conhecia! Sucesso pra você também 🙂

  2. Ô Anna, eu sou sua fã! Sou MUITO sua fã!!! Acompanhava as suas postagens e quando apareceu a oportunidade de fazer parte do Caderno quase tive um troço… rss.. Não sou de fazer média… Quando gosto, eu gosto mesmo… Dizem que ariano é assim (não sou muito de acompanhar signos). É por isso que me identifiquei tanto com você: AMO blogar, faço com muito com amor e carinho, sinto um prazer indescritível quando estou digitando para o Blog e, juro!, só penso em levar um conteúdo bacana para quem chegar até o Blog da Ana procurando esclarecimentos ou alguma informação. Sei que os números importam mas sei também que eles são a consequência do amor que dedico ao blog!
    O Blog da Ana nasceu para me trazer de volta à vida… a “carreira” de concurseira não é fácil! E ele conseguiu cumprir com a sua missão: voltei a dormir, desestressei, dou risada de novo, estou viva! E o melhor: ele me trouxe pessoas maravilhosas, amantes das mesmas coisas que eu! Bom demais, né?!
    Muito obrigada pelo seu carinho e reconhecimento! Muito obrigada pela chance de fazer parte de algo tão especial pra você como o Caderno de Cabeceira!
    Um beijo carinhoso,
    Ana

Comente