Entre 22 e 28 de agosto, ruas, praças e escolas da cidade receberão mais de 140 artistas em apresentações gratuitas, com patrocínio da Usiminas por meio do ProAC

SERENATA

Foto divulgação

Na semana em que se comemora o Dia do Folclore, Cubatão vai receber uma grande festa para a população. A segunda edição do Circuito de Cultura Popular, patrocinado pela Usiminas, chega ao município com mais de 140 artistas em diversas apresentações e atividades gratuitas espalhadas pelas praças, ruas e escolas da rede pública da cidade. Teatro, música, contação de histórias, dança de rua, cortejo de maracatu, dança popular de origem africana chamada jongo, serenatas, teatro de mamulengos, oficinas educativas e fórum fazem parte da programação, que valoriza a arte e a cultura popular do país.

Entre os destaques do Circuito estão as atividades realizadas na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro. No fim de semana (dias 27 e 28) será montada na praça uma estrutura de palco com som e luz, além de tenda com capacidade para 300 pessoas, para a realização de diversas apresentações artísticas e formativas abertas ao público.

Uma Feira Criativa também será realizada no local, organizada pela Prefeitura Municipal de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural. A atração oferecerá ao público artesanato, artes visuais, coleções, antiguidades, artigos de moda, discos de vinil, livros, gibis, paisagismo e perfumaria. A gastronomia ficará por conta de diversos food trucks que serão estacionados no entorno da praça, organizados pela Secretaria Municipal de Turismo.

 Programação

ANIMALENDA1

Foto divulgação

Para compor a programação, os produtores do Circuito promoveram um chamamento público e receberam a inscrição de 72 propostas, vindas de diversas cidades do Estado de São Paulo, principalmente das cidades da Baixada Santista. “Ficamos muito felizes com o resultado deste chamamento. Recebemos muitas inscrições de grupos e artistas da região, mostrando que aqui há uma produção cultural significativa. Uma das ideias do Circuito é promover o intercâmbio entre estes artistas e mostrar ao público nossa produção cultural local”, explica Douglas Zanovelli, produtor do Circuito junto com Talita Berthi.

Além da variedade de apresentações artísticas, a programação conta também com atividades de formação. “Para que o público interaja, dance e brinque junto com o artista popular, nos empenhamos em proporcionar uma programação com foco não só na difusão, mas também na formação do conhecimento sobre a cultura popular brasileira. Por isso, nesta edição, convidamos grupos e mestres para realizar oficinas e debates abertos ao público, proporcionando uma grande celebração da coletividade e participação popular”, completa Talita Berthi.

Em sua primeira edição, realizada em 2014, o circuito promoveu 55 espetáculos, beneficiando mais de 17 mil pessoas. Para esta segunda edição, além de Cubatão, o circuito percorrerá ainda as cidades de Guarulhos (de 15 a 18 de setembro) e Santos (de 6 a 9 de outubro). O projeto é realizado pela BERTHI Produção e Arte por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, com  apoio do Instituto Cultural Usiminas, Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo da Prefeitura Municipal de Cubatão, SESI São Paulo e patrocínio da Usiminas.

Para comprar online acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla

Publicidade

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância do projeto para ampliação do acesso da comunidade a atrações culturais de qualidade. “Estamos felizes em poder levar à comunidade, com o patrocínio da Usiminas, uma programação diversificada em diferentes espaços da cidade com o objetivo de dar seguimento ao trabalho continuado de formação de público para as artes e para a cultura”, declara a diretora.

Mais informações sobre a programação do Circuito de Cultura Popular podem ser acessadas em:  www.circuitodeculturapopular.com.br

Por Rafaella Vicentini

Categorias: cultura

Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

Comente

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)
%d blogueiros gostam disto: