eventos, literatura

Clube de Leitura LEIA MULHERES em Santos apresenta Poemas de Origami

Neste sábado acontecerá o encontro do Clube de Leitura Leia Mulheres em Santos,

o evento é sediado na Oficina Cultural Pagu.

book-58444_640

Neste sábado dia 23 de julho, acontecerá o encontro do Clube de Leitura Leia Mulheres em Santos, com as mediadoras Jam Pawlak e Julia Mikita, na Oficina Cultural Pagu, situada à Rua Espírito Santo, nº 17, no horário das 15:00 às 17:00 horas.

Em debate estará o livro Poemas de Origami, das jovens escritoras santistas, Julia Mikita, e Isabella Pawlak. O livro Poemas de Origami, é baseado na arte milenar do origami, oriunda do Japão, que consiste na criação de formas através da dobradura de papéis, sem o uso de cortes.

Os Poemas de Origami representam a união da sensibilidade humana com a habilidade manual de poder criar formas apenas com um pedaço de papel; escritos à 7 mãos por duas jovens poetas: favorecendo a concentração, a paciência, a inspiração, a emoção, a dedicação, a composição e a satisfação pessoal de fazer algo realmente criativo entre centenas de dobraduras, versos, estrofes ou simplesmente prosa, repleta de sentimento, profundamente humana; sob os auspícios de paz e harmonia, das quatro estações do ano, que registram através de um haicai, o passar do tempo entre o céu e a terra, do Oriente ao Ocidente.

São poemas do Brasil para o Japão, e do Japão para o mundo, oriundos do Porto de Santos, onde em 1908, aportou o navio Kasato Maru, trazendo a bordo os primeiros 781 imigrantes japoneses.

Julia MikitaA autora Julia Mikita, tem 18 anos, é natural da cidade de São Paulo. Começou a escrever poemas e a dobrar origami desde os sete anos de idade. Atualmente é a Presidente do Clube Sadako Sasaki de Santos, litoral de São Paulo, e a idealizadora do Projeto Origami do Amor, um dos projetos vencedores do Programa Disney Amigos Transformando O Mundo de 2014. Participou de diversos projetos da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, e de recitais de poemas e leituras dramáticas no Parque da Aclimação, Casa das Rosas, e Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A jovem poeta gosta muito de ler, de praticar esportes e de jogar xadrez com os amigos. É voluntária do Clube de Leitura Lewis Carroll de Santos, onde colabora para a difusão do hábito da leitura entre as crianças. Julia Mikita também é uma das mediadoras do Clube de Leitura Leia Mulheres em Santos.

Isabella PawlakIsabella Pawlak, tem 16 anos, é natural de São Paulo. Desde pequena gosta de ler, escrever, e de desenhar. Manteve um blog com sua irmã, Julia, de poemas escritos por elas, quando eram crianças. Adora lasanha, é caseira e gosta de filmes. Sonha em um dia morar em L.A. e quem sabe trabalhar em Hollywood. Já participou de muitos projetos em conjunto com a Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONNH-U, especialmente com o Núcleo de Cinema Ambiental. Recitar poemas e dobrar origami fez parte da sua infância; assim como participar de projetos de incentivo a leitura e de preservação ao meio ambiente. Atualmente, é Presidente do Clube de Leitura Lewis Carroll de Santos, litoral de São Paulo e voluntária do Clube Sadako Sasaki.

O livro Poemas de Origami terá uma tarde de autógrafos muito especial no dia 30 de agosto de 2016, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O Clube de Leitura Leia Mulheres inspirou-se na ação realizada em 2014, pela escritora britânica Joanna Walsh, responsável pelo lançamento do projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014), que consistiu basicamente em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade, por isso a importância primordial desse projeto.

Para comprar acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla
Publicidade

No Brasil, a iniciativa de promover a difusão da leitura de obras escritas por mulheres, coube às entusiastas jovens Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques; “decidimos fazer clubes de leitura, convidar a todos a nos acompanharem nas leituras de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas.”

Atualmente, o Clube de Leitura Leia Mulheres está presente nas seguintes cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Itapetininga, Salvador, São Bernardo do Campo –ABC, Campinas, Campina Grande, Sorocaba, Boa Vista, Natal, Goiânia, Florianópolis, Maceió, Juiz de Fora, Niterói.

O Clube de Leitura Leia Mulheres em Santos, tem como mediadoras, a teatróloga e produtora audiovisual, Jam Pawlak, e a escritora e blogueira Julia Mikita, dedicadas ao incentivo da leitura entre as meninas, as mulheres e as suas famílias desde 2011.

Livro Porta Retrato 1

Serviço:

Clube de Leitura LEIA MULHERES em Santos apresenta Poemas de Origami Oficina Cultural Pagu – Dia 23 de julho de 2016 – 15:00 horas Rua Espírito Santo, nº 17 – Santos – SP – Brasil

Por Khatarina Kirsh

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente