Especialistas irão abordar o período desde a descoberta da gravidez até os 2 anos do bebê

CC0 Public Domain - Pixabay

          Sentir o primeiro chute na barriga, amamentar pela primeira vez, oferecer a primeira papinha. Os cuidados maternos corretos adotados até o segundo ano de vida do bebê são decisivos para o bom desenvolvimento do indivíduo no futuro. É no período que vai da descoberta da gravidez até os 2 anos, e que totaliza 1 mil dias de vida, que podem ocorrer mudanças radicais no destino da criança, em termos biológicos, intelectuais e até sociais.

Pensando nessa fase tão importante, e cada vez mais estudada pela Medicina, a Chefe de Papinha e a nutricionista Nathália Guedes lançam uma nova linha de cursos: 1.000 dias com a Chefe de Papinha. A intenção é ajudar as mães em cada etapa dessa trajetória, sempre enfatizando a importância do amor, carinho, da proteção e da alimentação adequada.

Jornalista especializada em culinária infantil, cozinheira profissional e culinarista, Nathália Donato, mais conhecida como a Chefe de Papinha, explica que a ideia é levar a informação necessária em linguagem simples e de fácil compreensão. Os cursos são teóricos, apostilados e têm uma hora e meia de duração. Quem já tiver bebês pode leva-los para as aulas.

As orientações são divididas em quatro módulos, sendo o primeiro destinado a gestantes e agendado para o dia 21 de junho, às 20 horas, no Cantinho Favorito (Rua Euclides da Cunha, 272, loja 3, em Santos). Nessa aula, serão abordados os nutrientes essenciais para cada trimestre da gravidez e como se alimentar bem desde a gestação.

Os outros cursos irão detalhar o pós-parto, a introdução alimentar e as refeições para crianças de 1 a 2 anos, nos dias 5 e 19 de julho e 3 de agosto, respectivamente, no mesmo horário e local. “Vamos ensinar a se nutrir corretamente na gravidez, apoiar o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses, dar dicas para a alimentação no pós-parto, falar sobre a introdução alimentar correta e como oferecer alimentação saudável depois das papinhas”, detalha a Chefe de Papinha.

Nathália Guedes, nutricionista mestre e doutora em Ciências da Pediatria, lembra que a boa alimentação nesse período dos primeiros 1 mil dias é importante tanto para mãe quanto para o bebê. “Nessa fase existe uma mudança no líquido amniótico, que alimenta a criança, e isso vai influenciar lá na frente, aos seis meses de vida, no momento da introdução alimentar”.

Ela também esclarecerá como os alimentos ingeridos pela mãe podem influenciar na amamentação. “O leite materno também muda de sabor, dependendo do que a mãe come. Há estudos mostrando que as crianças cujas mães comem de maneira saudável têm uma introdução alimentar mais fácil”, relaciona a nutricionista.

Para comprar acesse: http://rede.natura.net/espaco/annacarla

Publicidade

Aula prática

Nesta quinta-feira, a Chefe de Papinha promove o último curso de introdução alimentar desse semestre, das 19 às 21 horas, no Espaço Ser Vivo, à Avenida Almirante Cochrane (Canal 5), 187, na Aparecida, em Santos.

Destinada a mamães, papais, vovós e cuidadores em geral, a aula detalha os mitos e as verdades sobre como oferecer os primeiros alimentos aos bebês, e inclui uma parte prática, com o preparo de uma papinha na hora. A atividade conta com a presença da nutricionista Nathália Guedes, além da própria Nathália Donato, a Chefe de Papinha.

Vale lembrar que as vagas são limitadas e que é possível a participação do casal, para que pai e mãe conheçam a importância da alimentação saudável desde as papinhas. Informações sobre valores e inscrições de todos os cursos: chefedepapinha@gmail.com.

Nathália Donato

Sobre a Chefe de Papinha

Nathália Donato, mais conhecida como a Chefe de Papinha, é jornalista especializada em alimentação infantil, cozinheira profissional e culinarista. A vocação para trabalhar com alimentação saudável nasceu junto com o processo de introdução alimentar da filha, Gabriela, hoje com 4 anos.

Depois de estudar, se aperfeiçoar e ajudar mães com dificuldades nessa fase, Nathália apostou no empreendedorismo materno e hoje é uma referência no assunto.

Ela dá aulas de culinária em escolas e espaços recreativos; realiza oficinas de culinária saudável em festas infantis e eventos corporativos; ministra palestras e cursos sobre alimentação saudável; e dá cursos de introdução alimentar para bebês, o carro-chefe de empresa.

Ainda cuida da produção de uma linha própria de papinhas, sopinhas e comidinhas, e prepara kits para festas saudáveis nas escolas. Contatos:http://www.chefedepapinha.com.br, facebook.com/chefedepapinha, chefedepapinha@gmail.com  ou (13) 99177-0131.

Por Fabiana Honorato


Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

Comente

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)
%d blogueiros gostam disto: