gastronomia

Starbucks® destaca café colombiano entre os grãos vendidos no Brasil

Cultivado na Cordilheira dos Andes a 1.800 metros de altitude, o Café Colombia pode ser encontrado nas lojas da Starbucks Brasil

Foto:Divulgação
Foto:Divulgação

A Colômbia é um país que, assim como o Brasil, produz um café mundialmente famoso e apreciado pelo seu povo. A Starbucks®, maior rede global de cafeterias, valoriza os grãos cultivados neste país e conta com eles para garantir a seus clientes uma variedade de sabores provenientes de diversas partes do mundo.

Com grãos 100% arábica cultivados a 1.800 metros de altura, na Cordilheira dos Andes, o Colombia nasce em solo vulcânico, fator que contribui de forma especial para suas características. Considerado uma iguaria, este grão colombiano tem um paladar marcante, prova de sua sólida origem.

Com torra média, os grãos são lavados e torrados separadamente para depois se juntarem no que se chama de blend, a mistura de diferentes grãos. São em processos como esses, a colheita e a pós-colheita, em que o café colombiano se diferencia do brasileiro. No caso do blendColombia, o resultado é uma bebida de sabor robusto, com um final seco e marcado por notas balanceadas e toques de nozes que combinam de forma harmônica com chocolate ao leite e nozes pecan.

Assim como os grãos, a embalagem do Colombia também traz muito da história e da cultura que o envolve: o pássaro que ilustra o pacote é estilizado com estampas geométricas inspiradas na rica arte colombiana.

Terra natal destes grãos especiais, a Colômbia produz um café excepcional e conhecido ao redor do mundo. O país possui mais de 1 milhão de hectares, com plantações localizadas entre 200 e 2.000 metros de altitude, condição essencial para o cultivo de café arábica.

Assim como todos os outros cafés da rede, o Colombia é plantado e colhido de acordo com as técnicas de Fair Trade™ da Starbucks®, que possibilita que pequenos produtores organizados em cooperativas invistam em suas fazendas e comunidades, protegendo o meio ambiente e desenvolvendo as habilidades comerciais necessárias para competir em um mercado global.

Para ajudar estes pequenos fazendeiros, a Starbucks abriu em 2012 um Centro de Apoio a Fazendeiros em Manizales, Colômbia para fornecer treinamento e apoio para os produtores de café colombiano. Esse centro vai ajudar mais de 25 mil trabalhadores no país. A Starbucks® também está trabalhando com a Fundação Grameen e Coocafisa Cooperativa de Salgar para promover a adoção de melhores práticas de agronomia entre os produtores de café dos pequenos produtores da Antioquia, Colômbia usando tablets e tecnologia móvel.

A Starbucks® também aposta em Práticas de Equidade na Produção do Café (C.A.F.E Practices), que abrangem quatro áreas: qualidade do produto, responsabilidade econômica, responsabilidade social e liderança ambiental. Em 2015, a Starbucks atingiu uma grande meta em direção a estes objetivos: 99% de todo seu café comprado mundialmente estava adequado a tais práticas da empresa.

Sobre a Starbucks Coffee Company

Desde 1971, a Starbucks® Coffee Company está comprometida eticamente com o cultivo e a torrefação do café arábica de mais alta qualidade no mundo.  Hoje, com lojas ao redor do globo, a companhia é líder mundial em torrefação e na venda de cafés especiais. Por meio do nosso compromisso com a excelência e os princípios que a norteiam, a marca traz a exclusiva Experiência Starbucks para a vida de cada cliente, a cada xícara. Para participar dessa experiência, o consumidor pode ir a uma das nossas lojas ou visitar o sitehttp://www.starbucks.com.

 Sobre a Starbucks Brasil

A Starbucks chegou ao Brasil em dezembro de 2006 e mudou o cenário de cafés especiais no país. Além de suas bebidas quentes, frias, Frappuccinos®, conhecidas no mundo todo, e produtos de excelente qualidade, a rede quer ser o Terceiro Lugar para se estar: um ambiente acolhedor e amigável entre a casa e o trabalho, onde as pessoas podem relaxar, ouvir música e encontrar amigos. Essa proposta, alinhada ao atendimento personalizado e aos melhores cafés especiais do mundo, é a Experiência Starbucks.

Os cafés comercializados pela Starbucks são grãos de classificação arábica, conhecidos no Brasil, como cafés gourmet ou especiais.  Em suas mais de cem lojas espalhadas por São Paulo, Guarulhos, Jundiaí, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, ABC Paulista, Santos, Piracicaba, Niterói e Rio de Janeiro, o cliente pode conhecer, além de seus cafés gourmet e bebidas, os saborosos acompanhamentos salgados e doces, destaque para os famosos Blueberry Muffin e Muffin de Chocolate, e os deliciosos salgados, como croissants, pão de queijo e sanduíches.

Para conhecer mais sobre essa experiência, os cafés e os produtos, assim como saber qual é a loja mais próxima, visite o  site www.starbucks.com.br.

Por Jamile Bittar

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente