gastronomia

Starbucks® conta com diferentes métodos de preparo para o café

Conheça todas as opções de café servidas na Starbucks®

Mesmo durante o verão, os brasileiros não abrem mão do cafezinho, uma das bebidas mais tradicionais do país. De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), em 2015 o consumo do café até aumentou, alcançando o equivalente a 81 litros por habitante ao ano.

image002
Foto divulgação

E esse favoritismo acontece por muitos motivos: a bebida pode iniciar a manhã, encerrar uma boa refeição e oferecer uma pausa no meio dia; pode servir como oportunidade para convidar alguém querido para um encontro, relaxar enquanto lê um livro ou ganhar mais energia a caminho do trabalho.

Cada grão possui características diferentes, que serão distintas devido a região, métodos de processamento e torrefação, mas o que algumas pessoas ainda não sabem é que o método de preparo do café também influencia nos sabores destacados na bebida. “Cada método de preparo vai trazer um sabor diferente do mesmo grão. Eles não ficarão iguais devido a fatores como o tempo de infusão com a água”, comenta Vivi Fonseca, Coffee Master da Starbucks Brasil.

Além de oferecer variações de bebidas quentes e frias elaboradas com café, a Starbucks® conta com diferentes opções de grãos e preparos para o cafezinho do dia a dia. É só visitar as lojas da marca e escolher o café do seu jeito ou levar para preparar em casa:

12687827_10156519815255422_1234249626480963155_n
Publicidade Rede Natura

Café espresso:

As máquinas de espresso preparam um café de sabor intenso de forma rápida. Nas lojas da Starbucks® Brasil é possível experimentar o cafezinho preparado com grãos 100% arábica como o Brasil Blend™, com sabor balanceado e notas de chocolate e nozes provenientes de 3 regiões de cultivo no Brasil. Além disso, os clientes também podem escolher o preparo do seu café espresso, por tempo limitado, com os grãos do Guatemala Casi Cielo, um Blend de grãos com notas equilibradas de limão e cacau proveniente da região de Antigua, na Guatemala.

“O café espresso é uma bebida que possui um coração, o corpo e uma leve espuma em cima ele também é o método de preparo com menos cafeína, pois fica menos tempo em infusão com a água”, conta Vivi.

 Prensa Francesa: 

“A prensa francesa é um método de preparo que permite que o café, moído em uma espessura mais grossa, fique por mais tempo em infusão com a água – cerca de quatro minutos. Além disso, esse método de preparo conserva os óleos presentes no grão, devido ao seu filtro metálico, o que faz com que o sabor da bebida seja mais acentuado e ela mais encorpada”, explica Vivi.

Nas lojas da Starbucks®, os clientes podem pedir o café preparado em prensa francesa –– e escolher o grão de café favorito para o preparo. A marca também disponibiliza o acessório para aquisição, assim é possível levar uma prensa francesa para casa.

 Café coado/filtrado:

Nas lojas da Starbucks®, os apaixonados por café também podem consumir a bebida preparada da forma mais tradicional, popular na maior parte dos lares brasileiros: o café filtrado é produzido com um filtro de papel, que é posicionado em um coador.

“A água passa brevemente pelo pó, moído em espessura mais fina, produzindo uma bebida de sabor suave. O café filtrado possui sabores mais sutis”, explica Vivi.

O café filtrado pode ser saboreado a qualquer momento na Starbucks®. Diariamente, cada loja da marca seleciona entre os cafés do cardápio uma opção de grão que será utilizada neste método de preparo.

Atualmente, o cardápio fixo da Starbucks Brasil® conta com sete tipos de café provenientes das melhores regiões cafeeiras do mundo. São grãos de duas variedades de torra – média e escura –todos 100% arábica. Para saber mais, acesse http://www.starbucks.com.br/coffee.

Por Jamile Bittar

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente