cultura

Oficina Cultural Pagu promove programação especial em homenagem às mulheres

PROJETO ESPECIAL: MÊS DAS MULHERES

A Oficina Cultural Pagu realiza no mês de março, onde se comemora o dia internacional  da mulher,  um projeto especial composto por palestra, oficina, sarau, exibição de filmes e concerto em sua sede e na Cidade. As atrações foram programadas com a intenção aproximar o público  às produções artísticas que fazem a reflexão sobre a condição feminina, suas perspectivas e seus contribuições.

CINEMA

EXIBIÇÃO COMENTADA: “AS DIVAS DA COMÉDIA – MULHERES EM COMÉDIAS CLÁSSICAS BRASILEIRAS

AS DIVAS DA COMÉDIA – MULHERES EM COMÉDIAS CLÁSSICAS BRASILEIRAS - Coordenação Marcelo Pesta e Carlos Cirne.. (1)
AS divas da comédia

Coordenação: Carlos Cirne e Marcelo Pestana

9 a 30/3 – quartas-feiras – 19h às 21h30

Público: interessados em geral a partir de 14 anos

Inscrições: 19/1 a 8/3

Para se inscrever clique aqui: http://goo.gl/forms/PtMOAO8HZ0
Local: Oficina Cultural Pagu

Apresentação de trechos de quatro filmes pré-definidos da chanchada musical brasileira das décadas de 1940 e 1950. O objetivo da atividade é apresentar as faceta do ideário feminino na comédia, com uma análise crítica da presença da mulher e a importância da figura feminina na indústria do cinema nacional, durante seu período de maior popularidade, além de subsídios para a apreciação de obras icônicas da cinematografia brasileira.

Os jornalistas Carlos Cime e Marcelo Pestana são editores da newsletter on-line Colunas & Notas, periódico sobre artes e lazer. Fizeram parte do júri e mediaram debates em edições do Festival Curta Santos. Cime foi o designer gráfico e Pestana, o coordenador operacional da Coleção Aplauso, série de livros editada pela Imprensa Oficial sobre a vida e a obra de grandes nomes da cultura do Brasil.

12717912_10156607372765422_673052793656108872_n
Publicidade Rede Natura

CULTURA GERAL

PALESTRA: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS MULHERES, A CIÊNCIA, A CARREIRA E O MUNDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE

Carla Garcia - Palestra sobre Mulheres
Carla Garcia – Palestra sobre Mulheres

Carla Garcia

9/3 – quarta feira – 19h30

Interessados a partir de 16 anos

Local: Oficina Cultural Pagu

Relembrar as precursoras do movimento feminista ocidental, os grupos coesos de mulheres que começaram a reivindicar especificamente seus direitos e ressaltar  as lutas e as conquistas destes grupos.

Carla Garcia é professora assistente doutora da PUC-SP e titular da UMSCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós doutorada em Ciências Sociais junto ao Instituto de Investigaciones Dr. José María Luis Mora no México. Tem experiência na área de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações  e politicas sociais.

40 vagas – Inscrições: 19/1 a 9/3

Para se inscrever clique aqui: http://goo.gl/forms/uRtW4zxiMU

FOTOGRAFIA

OFICINA BÁSICA DE FOTOGRAFIA: ENSAIO SOBRE MULHERES

Básico de fotografia - Ensaio sobre mulheres - Coordenação Karen Ritchie.
Básico de fotografia – Ensaio sobre mulheres – Coordenação Karen Ritchie

Coordenação: Karen Ritchie

8 a 29/3 – terças-feiras – 19h30 às 21h30  | sábados – 14h30 às 16h30

Público: interessados na área a partir de 16 anos

Inscrições encerradas

Teórica e prática, a proposta desta oficina é a capacitação elementar dos participantes na produção fotográfica, instruindo sobre: configurações básicas da câmera, gêneros fotográficos, planos de enquadramento, lentes, conceitos de composição, luz e trabalho em estúdio, entre outros tópicos. Como parte comemorativa do mês internacional da mulher, a proposta é transmitir novas percepções sobre o universo feminino. Serão feitas duas saídas fotográficas, e como resultado final, será montada uma exposição dos ensaios externos.

Karen Ritchie é publicitária e fotógrafa com experiência de mais de 15 anos na área. Foi editora de imagens em produtoras de comerciais e na TV Mar. Trabalha na área da fotografia social, sendo especialista em retratos, tanto de estúdio quanto de sessões externas.

LITERATURA

SARAU: UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA

Sarau Um autor na ciranda poética
Sarau “Um autor na ciranda poética”

Coordenação: Clara Sznifer

19/3 – sábado – 15h30

Público: interessados em geral a partir de 14 anos

Livre

Local: Oficina Cultural Pagu

O sarau visa desvendar a obra de Alice Ruiz. De maneira lúdica e interativa, a atividade será composta por pequenos documentários, textos, comentários e leitura de poemas, intercalado por belas canções que se relacionam com a sua obra, e ao final, o público é convidado a compartilhar suas poesias autorais.

Clara Sznifer é pedagoga, poetisa e escritora. Organiza grupos de leituras de textos e coordena oficinas literárias em diversas entidades e instituições, dentre elas a Proler da Universidade Santa Cecília, AMBEP e a Academia Vicentina de letras. Publicou os livros de poesia “Encontro” e “Pétalas Dispersas”, além de participar de diversas antologias.

MÚSICA

CONCERTO DE CANTO CORAL: MULHERES A VEZ E A VOZ

Mulheres - A vez e a voz - Coral Zanzalá (1)
Mulheres – A vez e a voz – Coral Zanzalá

Coral Zanzalá

13/3 – domingo – 19h

Público: livre

200 lugares

Local: Concha Acústica – Canal 3 –  Gonzaga – Santos

Apresentação do concerto de canto coral com um repertório que aborda o universo feminino, com canções que valorizam a mulher e seu papel fundamental na sociedade, suas lutas e ambições.

Surgiu em 1978, dentro do então Conservatório Musical de Cubatão, fruto do sonho do maestro Rodrigo Augusto Tavares. Nesses 20 anos produziu vários espetáculos é considerado um dos 13 corais mais importantes do Estado de São Paulo. Em 2014 participou do Oratório “Messias”, de Handel, no Lincoln Center, em NY, a convite da produtora Distinguished Concerts International New York, sendo o único coro brasileiro no evento.

 

Toda a programação é gratuita, para maiores informações acesse o  site: www.oficinasculturais.org.br. Os interessados poderão inscrever-se, pelo próprio site , pelo​​ email: pagu@oficinasculturais.org.br  ou pessoalmente no endereço da sede: Rua Espírito Santo, 17  – Campo Grande  – Santos de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h. Maiores informações pelos telefones: 3219 2036 / 3219 1741.

Por Ricardo Vasconcellos

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente