eventos

Evento gratuito destaca os “5 ao dia” para alimentação saudável

Programação será no dia 30 de janeiro, na praça em frente ao Sesc-Santos

Branco, laranja, verde, roxo e vermelho. Essas cores simbolizam o conceito batizado de 5 ao dia, que destaca a importância de se consumir no mínimo cinco porções de frutas, verduras ou legumes diariamente. E é justamente para enfatizar os benefícios de uma alimentação saudável que a Chefe de Papinha e a rede Hortifruti promovem o evento Alimentação é coisa de família, no dia 16 de janeiro, das 15h às 17h, na Praça Caio Ribeiro de Moraes (Rua Conselheiro Ribas, 136, no Bairro Aparecida), em frente ao Sesc-Santos.

A campanha 5 ao dia (http://www.5aodia.com.br/) é difundida no mundo todo e se baseia nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Utiliza as cores dos alimentos para lembrar que quanto mais variado e colorido o prato, melhor para a saúde. O programa ensina que o ideal é fazer 5 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.

E se o assunto é alimentação saudável, Nathália Donato, mais conhecida como a Chefe de Papinha, promete transformar a tarde em momentos de diversão e conhecimento para a família. “Vamos falar sobre alimentos, bons e ruins, de maneira lúdica e descontraída, envolvendo adultos e crianças. Está na hora de repensarmos o conceito de refeição em família”, explica ela, que é jornalista especializada em alimentação infantil e cozinheira profissional.

Em parceria com a Hortifruti, ela irá desenvolver uma programação para todos os públicos, com gincana, atividade física, contação de histórias, piquenique e distribuição de brindes. “Não é preciso se inscrever e nem pagar nada, basta ir e convidar o amigo, o primo e o vizinho para aprender, brincando, sobre os alimentos”, estimula ela, lembrando que será oferecido um lanche.

Para Fabio Hertel, diretor de Comunicação e Novos Negócios da Hortifruti, a ação em praça pública leva o conceito do 5 ao dia para vários perfis de famílias, ampliando a discussão sobre como se alimentar corretamente. “Também será possível desmistificar essa questão da alimentação saudável, que não é algo inatingível ou trabalhoso. Queremos mostrar que é fácil fazer refeições balanceadas e caseiras, sem recorrer aos industrializados”, detalha.

Programação

12642983_944748935603547_2913022935484037555_n

O evento começa às 15 horas, com a atividade batizada de repolho quente, uma variação da batata quente: quem cair com a verdura no colo, ao término da música, terá de adivinhar um item dentro de uma sacola com vários alimentos. Na sequência, é hora de colocar o corpo em atividade, com os exercícios comandados pela Lia Savaris, do Lia Savaris Personal Studio.

Com a contação de histórias, as crianças conhecerão cinco personagens representando cada um dos 5 grupos alimentares. “É nessa hora que iremos reforçar, diretamente, a importância dos 5 ao dia, detalhando quais são esses alimentos e porquê é bom consumi-los”, comenta Nathália.

No momento do piquenique, mais surpresas: sucos verde, rosa e amarelo serão oferecidos aos participantes, na companhia de uma nutritiva salada de frutas, também de cinco cores. Ao final, sorteio de vales-compras e kits de brindes da Hortifruti e muffins feitos pela Chefe de Papinha.

O evento também tem o apoio do blog JuicySantos (www.juicysantos.com.br), da fotógrafa Talitha Cicon (http://www.talithacicon.com.br) e da Prefeitura de Santos, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

12540761_221833984815932_1500448378182940755_n
Publicidade

Sobre a Chefe de Papinha

A Chefe de Papinha é uma empresa de Santos que nasceu junto com a vontade de sua criadora, Nathália Donato, de oferecer uma alimentação caseira e saudável à filha. Jornalista especializada em alimentação infantil e cozinheira profissional, ela realiza cursos de introdução alimentar (papinhas e comidinhas), preparo de lancheiras e refeições em família, ministra oficinas culinárias e palestras sobre alimentação saudável, além de produzir uma linha de papinhas e comidinhas. A novidade é o trabalho nas escolas, feito com a consultoria da nutricionista Nathália Guedes. Informações: http://www.chefedepapinha.com.br, facebook.com/chefedepapinha, chefedepapinha@gmail.com ou (13) 99177-0131.

Sobre a Hortifruti

Líder no setor de hortifrutigranjeiros no País, a empresa tem 32 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Especializada em frutas, legumes e verduras (FLVs) de alta qualidade, a Hortifruti reúne quatro centros de distribuição (dois no RJ, um no ES e um em SP) e uma frota própria com 239 veículos que transportam produtos do campo às lojas em até 24 horas. Registra um fluxo mensal de 1,8 milhão de clientes, que consomem cerca de 12 mil toneladas de FLVs. O maior percentual de venda é da categoria de FLVs, cerca de 50%, seguido de mercearia e delicatessen, processados e carnes. Possui um cartão de crédito próprio com 50 mil clientes ativos.

Em Santos, funciona na Avenida Doutor Epitácio Pessoa, 215, no Embaré, entre os canais 4 e 5, de segunda a sexta, das 8 às 21 horas, aos sábados, das 8 às 20 horas, e aos domingos, das 8 às 18 horas. Informações: 3321-7233 e www.hortifruti.com.br.

TABELA DE CORES

VERMELHOS: acerola, cebola vermelha, cereja, ciriguela, goiaba vermelha, grapefruit, maçã, melancia, morango, pêra vermelha, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate e uva vermelha. São fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bons para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele. O licopeno, encontrado em alguns destes alimentos, ajuda na prevenção do câncer de próstata.

LARANJAS: abacaxi, abóbora, abiu, ameixa amarela, batata baroa, batata doce, batata inglesa, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, kino, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, moranga, melão, milho, nectarina, pêssego, pimentão amarelo, sapoti e tangerina. Também fontes de carotenoides, são ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

ROXOS: alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, jabuticaba, jamelão, lichia, mirtilo, repolho roxo e uva roxa. Contêm niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também Vitamina C. Mantêm a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento.

VERDES: abacate, abobrinha verde, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve chinesa, couve de bruxelas, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, uva verde e vagem. São ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer ossos e dentes.

BRANCOS: aipim, aipo, alho-poró, atemoia, aspargo, banana, batata baroa branca, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, inhame, nabo, pêra e pinha. Nos alimentos de cor branca, encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Por Fabiana Honorato

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

1 thought on “Evento gratuito destaca os “5 ao dia” para alimentação saudável

Comente