bem estar

Dieta pode ‘sobreviver’ à ceia de Ano-Novo

Escolher ou preparar os pratos corretos ajuda nesse objetivo

Manter uma alimentação balanceada e saudável exige disciplina e força de vontade. Seja para reduzir o peso ou por orientação médica, a reeducação alimentar pode ser sinônimo de privações, especialmente nessa época do ano, repleta de encontros e mesa farta.

Mas, não é preciso passar vontade durante a ceia na virada do ano, desde que os pratos estejam adequados ao programa de reeducação alimentar proposto. Para facilitar esse equilíbrio, a equipe da Dieta Vitória, espaço de emagrecimento saudável em Santos, dá dicas e ensina duas receitas saborosas e light: farofa rica da Angélica e pavê de festa.

Giselle Martins, empresária e idealizadora da Dieta Vitória, sugere entradas leves e que podem ser degustadas por toda a família, como patês de peito de peru e de atum (com ricota e requeijão light) e antepasto de berinjela, feito no forno e com os temperos da sua preferência.

Para o prato principal, uma boa dica é preparar risotos, que podem ser de arroz integral com brócolis, de arroz negro ou vermelho com cogumelos ou de arroz vermelho com palmito. “Fica lindo de se ver e uma delícia!”, comenta ela, que indica a Farofa rica da Angélica como complemento e uma proteína caprichada, como bacalhau gratinado, peito de frango ao molho de cogumelos com requeijão, peru ou lombo ao molho de vinho.

E como as datas são para celebrar, a sobremesa não poderia ficar de fora. Mas, para não quer perder a linha, a sugestão é o Pavê de festa, fácil de fazer e cujo sabor não deixa nada a desejar. “Pode servir a família inteira e não leva açúcar no preparo”, explica Giselle.

Angélica Cróccia, uma das nutricionistas da equipe da Dieta Vitória, afirma que é possível, sim, “sobreviver” às comemorações de final de ano sem sabotar a dieta. Para isso, é importante optar pelas receitas indicadas no programa alimentar e manter a rotina de refeições, sem pular o lanche da tarde para compensar na ceia, por exemplo.

“É bom ter em mente o objetivo do emagrecimento, sabendo que qualquer escapadinha vai interferir nessa meta. Comer nos horários indicados, evitar ficar longos períodos em jejum e consumir bebidas com moderação são dicas importantes”.

A nutricionista alerta que mesmo os pratos sugeridos pela Dieta Vitória devem ser apreciados na medida certa, para que o processo de emagrecimento não seja interrompido. “Nada de exagerar só porque são light”, pondera.

E para facilitar a vida de quem busca o emagrecimento, em breve será inaugurado o Empório Vitória, com pratos prontos e dentro da proposta do programa. Mais informações podem ser obtidas no e-mail emporiodietavitoria@gmail.com ou no telefone 3273-6732.

10401020_214255908907073_7910185348186419721_n
Publicidade

Sobre a Dieta Vitória

A Dieta Vitória surgiu com a experiência de reeducação alimentar feita por Giselle Martins, empresária e idealizadora do programa. Durante a pós-graduação em obesidade e emagrecimento, ela perdeu 18 quilos em quatro meses, com uma dieta de baixo índice glicêmico aliada a exercícios.

Depois do sucesso pessoal, formou uma equipe multidisciplinar que há dois anos orienta pessoas em busca de emagrecimento com saúde e qualidade de vida. Os participantes têm aulas e acompanhamento nutricional semanal, recebem um caderno de receitas e suporte on-line diário. O horário de funcionamento é de 2ª à 6ª, das 9 às 21, e aos sábados, das 9 às 19 horas.

O endereço é Avenida Almirante Cóchrane (Canal 5), 194, sala 93, Aparecida, em Santos. Telefones: 3323-1416 e 97410-3716. Informações: www.dietavitoria.com.br e www.facebook.com/paginadietavitoria.

Receitas:

         farofa  

FAROFA RICA DA ANGÉLICA

Ingredientes

1 colher de sopa de alho moído

1/4 de cebola picada

3 colheres de sopa de cenoura ralada

1 colher de sopa de pimentão picado

3 ameixas secas sem caroço e picadas

4 colheres de sopa de farelo de aveia

3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada

6 azeitonas picadas

6 castanhas-do-pará moídas

3 colheres de sopa de cheiro verde

2 colheres de sopa de alho poró ou coentro (opcional)

2 ovos cozidos picados

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Preparo: Refogue (usando um pouco de água em uma panela antiaderente) a cebola, o alho e o pimentão, até dourar. Em seguida, adicione a cenoura e os demais ingredientes, mexendo bem.  Já com o fogo desligado, acrescente o azeite. Rende 240 gramas.

pave 3

 

PAVÊ DE FESTA

Ingredientes

150 gramas de leite em pó desnatado

150 ml de água gelada

1 colher de sopa de adoçante sucralose líquido

1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar

3 colheres de sopa de achocolatado diet

1 caixa de creme de leite zero carboidrato (reserve uma colher de sopa)

1 envelope de gelatina em pós sem sabor diluída em 150 ml de água morna

1 colher de sopa  de essência de baunilha (15ml)

1 colher  chá de essência de rum (5ml)

4 crocs (biscoitos finos e crocantes feitos com farelos)

4 claras

 

Para enfeitar: raspas de 2 quadradinhos de chocolate 85% de cacau (12 gramas) e

4 castanhas-do-pará  moídas (16 gramas)

Para os crocs: numa forma de silicone ou prato raso de vidro, coloque uma colher de sopa de farelo de aveia, ½ colher de sopa de farelo de trigo, 3 colheres de sopa de água, 1 colher de chá de adoçante forno e fogão e gotas de essência de sua preferência. Misture tudo e leve ao micro-ondas por 4 minutos (o tempo varia, mas ele deve ficar crocante). Faça quatro crocs e reserve.

Preparo: Bata 2 claras em neve e reserve. Separe as outras duas clara para bater depois. Bata no liquidificador, por 5 minutos, a água gelada, o leite em pó e o adoçante. Acrescente os outros ingredientes, com exceção do cacau, do achocolatado diet e das essências, e bata novamente por mais 5 minutos. Divida esse creme em duas partes, e acrescente a baunilha numa das metades  e chocolate na outra.

Acrescente as claras em neve no creme de chocolate, e reserve o creme de baunilha. Inicie a montagem do pavê colocando o creme de chocolate em uma travessa. Leve à geladeira até endurecer. Faça um creminho para embeber os crocs: misture a colher de sopa de creme de creme de leite reservada com a essência de rum e 50 ml de água. Molhe os biscoitos e os coloque por cima do pavê de chocolate (já endurecido). Bata as outras duas claras em neve, acrescente delicadamente ao creme de baunilha e cubra o pavê. Para finalizar, coloque as raspas de chocolate e as castanhas moídas para enfeitar e leve à geladeira para endurecer. Rende 13 porções.

Por Fabiana Honorato

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente