Fim de ano é uma época ótima para fazer balanços, agradecer e sobretudo atrair coisas boas para o ano seguinte. Uma boa limpeza física na sua casa pode refletir energeticamente na sua vida e na vida da sua família.

Para isso, utilizar-se dos princípios do Feng Shui, pode  ser uma excelente pedida!

Segundo a consultora, professora e terapeuta do Espaço Om,  Sonia Olliveira a expressão Feng Shui designa o método de alinhar casas, escritórios e espaços comerciais conforme as forças da natureza. Ao promover o equilíbrio energético do ambiente e da pessoa que o ocupa, esse sistema poderoso integra os desejos humanos à vontade do universo, ajudando o homem a alcançar suas aspirações nos diferentes setores da vida.

12227606_197993217200009_2297936901163594869_n

Publicidade

“A antiga tradição chinesa batizada de Feng Shui engloba arte, técnica e conceitos de áreas diversas do conhecimento. Sua aplicação pode auxiliar qualquer pessoa, independentemente de credo, raça e religião. A principal “matéria-prima” do Feng Shui é a energia, que os chineses chamam de “Chi” (pronuncia-se Ti). O Chi é a força dinâmica que flui em cada ser vivo, interligando e animando todo o universo. Cada pessoa, cada casa e cada escritório tem seu próprio Chi, e tudo no mundo está conectado por essa respiração cósmica, tão invisível quanto poderosa.” , completa.

Saiba mais sobre os cursos e atendimentos do Espaço Om

No curso que fiz com a Sônia aprendi algumas dicas preciosas de Feng Shui, que certamente podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa com boa vontade para atrair boas energias para o ano novo, veja só:

A Porta de entrada:

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Ela deve condizer com as energias que  você quer atrair para sua casa, por isso devemos manter esta área limpa, bonita e completamente livre. Evite pendurar casacos, guarda-chuvas e sapatos na porta de entrada. Veja se a porta não está rangendo e verifique se a fechadura funciona bem. Se você tiver habilidade, pode dar uma mão de verniz ou tinta, um lustre na maçaneta também convém.

Corredores de acesso:

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Corredores são como artérias da casa, é necessário deixar a energia fluir. Retire possíveis artigos e objetos que estejam atravancando a passagem. Se você tiver, como eu, um corredor muito longo, sinos de vento, enfeites pendentes ou cristais ajudam muito no fluxo de energia.

Embaixo de camas:

bed-1078919_960_720

Imagem Pixabay

Caso tenha gavetas sob a cama nada de entulhar!  Deve-se guardar aí somente jogos de cama e banho, ou então roupas de estação. Jamais sapatos e jornais ou revistas e objetos estocados no chão.

Guarda-roupas e gavetas:

dresses-53319_960_720

Imagem Pixabay

Fim de ano é uma ótima época para separar o que não se usa e está em bom estado para doação. Devemos manter as roupas de uso da estação e liberar espaço fazendo o mesmo com os sapatos e mantendo limpos os que estão nos sendo úteis. Roupas velhas sem mais serventia devem ser doadas rapidamente. Organize os armários de forma hierárquica com o uso no corpo. Limpar o espaço em cima dos armários é importante pois manter desordem em um nível acima que os olhos, pode gerar depressão.

Bolsas, carteiras e bolsos:

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Esse exercício pode ser diário ou até mesmo semanal, coloque tudo em cima da mesa e veja o que realmente é útil. Limpe a bolsa por fora e por dentro e mantenha somente o que você realmente usa.

Carro:

Imagem Pixabay

Dizem que o carro da família é um mundo a parte, mas é paralelo à nossa casa e também carrega a energia da família. Acho que aqui vale o mesmo do item acima, uma vez por semana além daquela lavagem no posto de gasolina ou no quintal com a mangueira, aproveite para triar o que é útil e o que merece ser descartado.

Limpeza do escritório:

Imagem Pixabay

Manter a mesa de trabalho organizada pode parecer um desafio, especialmente se você trabalha no estilo home office como eu, mas é importante evitar dizer “não acho nada aqui”, pois isto dificulta e atrasa o trabalho. Adote o lema “um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.”Um escritório limpo e organizado melhora a produtividade, criatividade e satisfação no trabalho.

Fotografias, livros e coleções:

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

É importante manter fotos alegres e que tenham boa energia, especialmente se você vai deixar expostas. Aquelas que não trazem boas lembranças devem ser descartadas.  Fotos de pessoas falecidas não devem ficar expostas, caso seja inevitável coloque um papel vermelho no verso para melhorar o fluxo de energia. Se você procura novos relacionamentos é melhor revisar as fotos de ex-namorados ou namoradas e livrar-se delas.

Coleções – muitas pessoas colecionam coisas diversas. O importante é ter em mente o quanto isto é importante no momento, e mudar quando sentir que já não serve mais para nada.

Livros – desfazer-se de velhos livros que já não lhe servem mais cria espaços para novas idéias e novos pensamentos.

Coisas a serem consertadas:

Imagem Pixabay

Arrumar coisas é um investimento para o bom fluxo de energia. Se você não quer repará-las, coloque-as no lixo ou à disposição de outras pessoas que possam utilizá-las.

O ideal é começar devagar, aos poucos, limpando uma gaveta de cada vez, sentindo realmente a necessidade e a vontade de fazer isto, com propósito de manter sua vida resolvida e estar no presente, sentindo fluir a energia vital.

Daqui até 31/12 ainda dá tempo, tenham um excelente fim de ano com as melhores energias!


Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

14 comentários

Érica Minchin · 17/12/2015 às 2:26 pm

Excelente, Anna!

Faz toda a diferença na vida da gente, mesmo, quando a energia flui. 🙂

Obrigada por compartilhar um conteúdo tão rico.

Um beijo

    Anna Carla · 17/12/2015 às 7:54 pm

    Querida obrigada por comentar e por compartilhar.
    Conteúdo rico, aprendi com você, a gente tem mesmo é que compartilhar!
    Beijos!

blogorganizzada · 18/12/2015 às 8:52 pm

Olá!
Adorei as dicas!
Um abraço

    Anna Carla · 22/12/2015 às 2:29 pm

    Fico feliz que gostou 😉

A Albuquerque · 28/11/2016 às 11:38 am

Muito bacana seu artigo!
Eu amo tudo relacionado a Feng Shui. Já até chamei uma mulher para vir na minha casa para que ela me desse algumas dicas também, muitas coisas eu apliquei, mas algumas não deu ainda. Uma dica legal que ela me disse e que eu sempre passo para as pessoas é que, se você tiver relógios em casa que não funcionam e por algum motivo vc quer guardá-los, mantenha-os com os dois ponteiros no número 12, para não trazer más energias para sua casa.
Obrigada pelo artigo.
Beijos.

    Anna Carla · 28/11/2016 às 3:45 pm

    Obrigada!

Thays · 12/04/2017 às 4:42 pm

Realmente seu artigo é muito bom, ótimo mesmo. Acompanho seu blog já faz um bom tempo e sempre estou de olho em tudo o que você posta 🙂
Parabéns pelo trabalho e pela dedicação de cria-lo e compartilhar para o mundo.

    Anna Carla · 18/04/2017 às 4:27 pm

    Obrigada pelas palavras Thays.

Rafael · 07/05/2017 às 1:08 am

Percebi que não sei nada sobre isso rs, muito boas as dicas vou tentar colocar em prática

    Anna Carla · 08/05/2017 às 12:37 pm

    Se você o fizer com o coração aberto tenho certeza de que terá resultados positivos, boa sorte! 🙂

Araujo Enzo · 29/05/2017 às 8:14 pm

Ótimo post. Obrigado pela dedicação na publicação das dicas.

Sha · 29/05/2017 às 8:17 pm

Excelente. Vou fazer tudo para me acostumar com esses passos no dia a dia. Parabéns!

Adriane · 30/05/2017 às 2:44 am

Anna, que incrível seu artigo que bom gosto e que detalhes!
Qie você continue assim emanando amor pelas palavras e que mais gente possa ter acesso a esse conteúdo tão rico!

    Anna Carla · 31/05/2017 às 4:25 pm

    Obrigada Adriane 🙂 Volte sempre!

Comente

error: Copyright © 2006 - 2018 por Anna Carla Lourenço do Amaral - Todos os direitos reservados.