O  primeiro longa de ficção de Marina Person, Califórnia, entrou em circuito nacional no dia 3 de dezembro.

O filme, coescrito por ela ao lado de Francisco Guarnieri e Mariana Veríssimo, e dirigido por ela, se desenrola em 1984, em São Paulo, e acompanha a adolescência de  Estela (Clara Gallo), da menarca à primeira vez. Presenciamos suas  amizades, gostos, dramas familiares e  a descoberta do sexo em tempos de AIDS. Tudo  isso com uma trilha sonora primorosa que vai  de David Bowie, Joy Division, New Order, Titãs, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Metrô, Kid Abelha e vários outros.

“Apesar de não ser um filme autobiográfico, ele tem muitos elementos autobiográficos”, afirmou Marina em uma entrevista para Revista Rolling Stone, que teve essa adolescência extremamente musical dos anos 1980.

Eu fui adolescente no anos 80, assisti ao filme no último fim de semana e faço minhas as palavras do crítico de cinema Pablo Vilaça: “Ao assistir a Califórnia, um trabalho doce, nostálgico e sensível comandado por Marina Person, experimentei a curiosa sensação de perceber que minha juventude havia se transformado em filme de época.”

Tiro meu chapéu para o Caio Blat, simplesmente brilhante em sua atuação como o fragilizado tio de Teca, e Paulo Miklos surpreendentemente bem como o reacionário pai de adolescente. Clara Gallo e Caio Horowics também  estão ótimos em cena.

De cair o queixo mesmo, está a direção de arte assinada por Ana Mara Abreu que recriou bem o clima da cidade daquela década.

Se você  viveu nos anos 80 vá ao cinema para matar as saudades, se não teve essa oportunidade vá e descubra o que seus pais faziam naquele tempo.

Califórnia está sendo exibido em Santos no Roxy Pátio Iporanga com sessões às 16:15h e 20:15h.

 


Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

Comente

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)
%d blogueiros gostam disto: