cultura

Adélia Prado é o tema do Sarau “UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA”

      A Oficina Pagu convida o público em geral, para o novo Sarau: “UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA”, coordenado pela ativista cultural e professora Clara Sznifer.

Este projeto que se realiza mensalmente, tem como objetivo principal desvendar a obra de um poeta relevante do nosso idioma, de um maneira lúdica e interativa. Tudo é feito através de pequenos documentários,imagens, textos, comentários e leitura de poemas, intercalado por belas canções que se relacionam com a temática do escritor. Ao final de cada evento, convidamos o público presente para compartilhar suas poesias autorais. Contamos também com a participação do músico santista Roberto Soares.

Adélia Prado,nascida em 1935 na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, no dia 13 de Dezembro, receberá esta nossa homenagem ,quando completará 80 anos.

Nos anos 70, envia seus poemas para o crítico literário e poeta Affonso Romano de Sant’Anna, que manda para Carlos Drummond de Andrade. É o poeta mineiro que sugere a publicação dos escritos de Adélia e que faz, inclusive, elogios à autora no Jornal do Brasil.

Com vocabulário simples e linguagem coloquial, produz poemas leves e de uma suavidade marcante. A poetisa ficou conhecida por retratar o cotidiano sob o olhar feminino, mas não feminista e libertário.

Adélia Prado também coloca o erótico em seus escritos, de forma delicada e leve, características de sua poesia. “O cristianismo em Adélia não é um experimento metafísico, mas uma vivência cotidiana, doméstica”, segundo afirma o crítico José Neumanne.

Seus poemas, contos e romances registram o cotidiano das pequenas cidades interioranas, com fortes manifestações de religiosidade. “Lá estão as comadres, as santas missões, as formigas pretas, o angu, as tanajuras, as pessoas na sombra com faca e laranja”, afirma Afonso Romano no prefácio da coletânea “Coração Disparado”.

Serviço:

“UM AUTOR NA CIRANDA POÉTICA” “ADÉLIA PRADO EM FOCO”

Coordenação:  Clara Sznifer

Intervenção Musical: Roberto Soares

Data: 28 de Novembro  de  2015/ 15h30

Local: Oficina Cultural Pagu

Endereço: Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande, Santos- SP.

Por Clara Sznifer

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente