para crianças

Folga não é motivo para descuidar da alimentação das crianças

Chefe de Papinha dá dicas práticas para aliar lazer e refeições saudáveis

Feriadão chegou e as famílias começam a se preparar para curtir a folga, seja fora ou dentro de casa. Viagens, passeios na praia, no parque ou até a visita a um restaurante atraem muitos pais e crianças nesses dias de descanso. Mas não é preciso relaxar na alimentação dos pequenos para curtir o final de semana prolongado. Com alguns cuidados práticos dá pra todo mundo se divertir e saborear refeições saudáveis.

É justamente nesses dias em que a rotina muda que estamos mais suscetíveis a ceder às tentações, como um lanche de fast food ou guloseima açucarada.

Para que a folga seja curtida sem estresse, Nathália Donato, a Chefe de Papinha, recomenda levar frutas durante o passeio ou snacks (lanchinhos) saudáveis, como cookies integrais ou biscoito de polvilho, para ter à mão na hora da fome.

Outra opção, segundo ela, é preparar um sanduíche caseiro, com pão integral e recheio de geleia ou queijo branco e acondiciona-lo em uma bolsa térmica. “Assim não se corre o risco de comprar salgadinhos ou algum lanche que não seja saudável”, explica ela, que é jornalista especializada em alimentação infantil e cozinheira profissional.

Se a escolha for um restaurante, umas das recomendações de Nathália é ignorar o menu infantil (pratos específicos para crianças) se só oferecer opções com frituras e pedir uma refeição que seu filho está acostumado a comer em casa. “Pode ser uma massa simples com molho de tomate e carne ou um arroz com legumes e um grelhado”, sugere.

 

Em casa

Se a programação é ficar em casa, a Chefe de Papinha ensina receitas saborosas, saudáveis e que convidam a criançada para o universo da culinária. Afinal, qual criança não gosta depetit suisse e picolé? “Elas adoram aquele “inho” que não é iogurte e contém muito açúcar, corante e outros aditivos. A versão caseira é bem melhor e fica deliciosa”, detalha ela.

Anote as receitas e coloque a mão na massa com os pequenos!

 

danoninho caseiroPETIT SUISSE CASEIRO: Você vai precisar de 1 copo de iogurte natural, meio copo de creme de leite fresco (mede usando o copo do iogurte), 300g de morango (ou a fruta de sua preferência) e 1 pacote de gelatina sem sabor. Hidrate a gelatina seguindo as instruções do pacote –  mistura o pó com água fria até cobrir, deixa hidratar por um minuto e depois leva ao micro-ondas por 15 segundos ou dissolve no fogão. No liquidificador, bata o copo de iogurte natural, o creme de leite, o morango e a gelatina já dissolvida. Se quiser um pouco mais doce, coloque um pouco de mel ou melado de cana. Bata por uns 5 minutos, coloque em recipientes e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, até ficar na consistência desejada.

 

12274655_10156165859320361_3853751988056741712_n

PICOLÉ CASEIRO: Faça um suco natural de sua preferência, pode ser um ou mais sabores misturados. Se bater a fruta com menos água, fica mais concentrado e mais gostoso. Despeje o suco nas forminhas para picolé e leve ao congelador. Variações de picolé podem incluir colocar frutas picadinhas dentro da forminha junto com o suco.

Conheça a Chefe

A Chefe de Papinha nasceu junto com a vontade de sua criadora, Nathália Donato, de oferecer uma alimentação caseira e saudável à filha. Jornalista especializada em alimentação infantil e cozinheira profissional, ela realiza cursos de introdução alimentar, preparo de lancheiras e refeições em família, ministra oficinas culinárias e palestras sobre alimentação saudável e produz uma linha de papinhas e comidinhas. A novidade é o trabalho nas escolas, que é feito com a consultoria da nutricionista Nathália Guedes. Informações: www.chefedepapinha.com.brfacebook.com/chefedepapinha ou (13) 99177-0131.

 

 

 Por Fabiana Honorato

 

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente