dica de mãe

Cidade-se, evento organizado pela Unimonte, dá destaque à alimentação infantil

Palestra da Chefe de Papinha será na sexta-feira (23/10), às 8 horas

 Até sexta-feira (23/10), o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) promove o Cidade-se, uma jornada acadêmica multidisciplinar para integrar as áreas de ensino e estimular o desenvolvimento sustentável local. O evento, aberto na segunda-feira (19/10), propõe o diálogo entre alunos, professores, profissionais da Baixada Santista, governo, mídia e organizações civis, favorecendo o contato entre estudantes e empresas regionais.

A programação envolve as áreas de Comunicação e Artes, Ciências Humanas e Biológicas, Saúde e Politécnica (Engenharias, Arquitetura e Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Serão oferecidos  minicursos, oficinas e palestras, todos gratuitos e abertos ao público em geral, no campus da Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathia, em Santos.

Entre os temas que serão abordados, Alimentação saudável começa na infância é um dos assuntos em discussão na sexta-feira, a partir das 8 horas, dentro das atividades do curso de Gastronomia, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde. A missão de desvendar inúmeros mitos e fazer alertas é de Nathália Donato, jornalista especializada em alimentação infantil, cozinheira profissional e criadora da Chefe de Papinha.

No evento, Nathália irá traçar um panorama real sobre a alimentação infantil e os riscos a que as crianças estão submetidas ao consumir os produtos industrializados, como sucos de caixinha, bolinhos e biscoitos. Essa preocupação é urgente, uma vez que no Brasil um terço das crianças de 5 a 9 anos está obesa.

“Também quero abrir uma reflexão sobre o que encontramos hoje na alimentação infantil em restaurantes e escolas e de que forma podemos melhorar esse cenário, para que os hábitos saudáveis não se resumam apenas ao que fazemos dentro de casa”, explica ela.

Para a coordenadora de Gastronomia do Unimonte, professora Fátima Duarte Gonçalves, os alunos devem se conscientizar sobre a necessidade de aliar sabor e saúde. “Muitos vão trabalhar em restaurantes ou hospitais e precisam saber o que oferecer às crianças, que tipo de cardápio pode ser saboroso e saudável”.

Leia também Chefe de Papinha amplia serviços para mamães da Baixada e lança linha gourmet

            Entre os destaques de quarta-feira (21/10), Joelma Ruiz, do Pet Memorial, fala às 10h30 sobreTerapia do Luto, tratando da delicada questão da morte do animal de estimação em debate. Ainda na quarta-feira, às 19h30, os alunos de Gastronomia participam do lançamento do livro Amor & Sabor. Os estudantes colaboraram na criação das receitas contidas na obra.

Na quinta-feira, um dos temas em evidência é O Planejamento e A Gestão das Obras das Olimpíadas do Rio 2016, às 19h30, com o arquiteto Albano Martins. A programação completa pode ser conferida no www.unimonte.br/cidadese. Mais informações no telefone 3228-2100.

Doações

Durante o Cidade-se, haverá campanha de arrecadação para ajudar os refugiados sírios e demais pessoas acolhidas nas mesquitas de Santos e São Paulo e na Missão Paz- Casa do Migrante (São Paulo). Serão aceitos os seguintes alimentos: macarrão, leite, arroz, farinha de trigo, farinha de quibe, óleo, azeite, leite em pó e bolachas salgadas, além de produtos de higiene pessoal. Doações devem ser entregues no Unimonte, até quinta-feira (22/10), das 8 às 11 horas e das 19 às 22 horas.

Publicidade

Chefe de Papinha

A Chefe de Papinha é uma empresa de Santos que nasceu junto com a vontade de sua criadora, Nathália Donato, de oferecer uma alimentação saudável e caseira à sua filha. Nathália é jornalista especializada em alimentação infantil, cozinheira profissional e culinarista. Há dois anos, ministra cursos de introdução alimentar (para bebês a partir de seis meses), seu carro-chefe, mas também ensina como melhorar as refeições da família, a lancheira da escola e até como acabar com a rejeição a certos alimentos entre as crianças.

Nathália produz uma linha de papinhas e comidinhas, lanches para escolas e kits para festas em colégios, tudo com o conceito de comida saudável e sem conservantes. A novidade é a consultoria da Chefe de Papinha nas escolas, cujo objetivo é alinhar os interesses de pais e gestores no quesito educação alimentar. Todo o trabalho tem o suporte técnico da nutricionista Nathália Guedes.

Mais informações podem ser obtidas no www.chefedepapinha.com.br,chefedepapinha@gmail.com, facebook.com/chefedepapinha ou pelo telefone 99177-0131.

Por Fabiana Honorato

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente