entretenimento

Oficina do Imaginário traz Teatro e Samba para o Jardim Botânico

O evento  que tem entrada franca e é livre para todos públicos acontece amanhã em Santos.

No próximo domingo (27) o grupo teatral Oficina do Imaginário apresenta o espetáculo “Barraco Número 9” às 13h no Jardim Botânico Chico Mendes, em Santos.

Misturando teatro e samba, a peça é inspirada no livro “Quarto de Despejo – diário de uma favelada”, de Carolina de Jesus.

Foto de Denise Braga

Escrito na década de 60, seu diário relata o dia a dia na favela, a indignação perante a miséria e a fome. Carolina era uma catadora de papel e batalhava para sustentar a si mesma e seus filhos, enfrentando preconceitos e humilhações por ser negra, pobre e favelada. A trajetória desse grande personagem da nossa literatura é contada por 7 atrizes, que se revezam em cenas durante o espetáculo.

Com a participação dos músicos Roberto Biela e Paulinho Ribeiro, o espetáculo compartilha com a plateia diversas emoções, embaladas com sambas tradicionais que são executados ao vivo,resgatando compositores como Cartola, Adoniran e Chico Buarque.

Foto de Denise Braga

A diretora do espetáculo, Paula D’Albuquerque, diz que o ponto forte da peça é a identificação da plateia com o texto. “Apesar de ser um livro dos anos 60, as misérias continuam envergonhando o país. Carolina é uma autora extremamente atual”, comenta Paula. “Nas apresentações que fizemos, geralmente recebemos uma grande entrega da plateia. A maioria de nós já viveu alguma situação semelhante, seja na batalha do dia a dia, ou por ter enfrentado algum preconceito. O que queremos é discutir estas questões políticas e sociais através da Arte”, conclui.

topo_primavera

A apresentação de domingo é gratuita e destinada a todas as idades.

O Jardim Botânico fica na Av. João Fraccaroli, s/n, bairro Jardim Bom Retiro.

Este projeto foi realizado com recursos provindos do Fundo Municipal de Assistência à Cultura (FACULT 2014) e tem apoio da Secretaria de Cultura de Santos, Espaço de Artes Casarão Santa Cruz e Revista Sanatório Geral.

Por Assessoria de imprensa / Oficina do Imaginário

 

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

1 thought on “Oficina do Imaginário traz Teatro e Samba para o Jardim Botânico

Comente