entretenimento

Vem aí o 13º Curta Santos, e o público já começa a “esquentar” neste fim de semana

No próximo dia 15 de setembro a cidade de Santos mais uma vez é invadida pela sétima arte, começa o famoso festival de curtas metragens  o 013 CURTA SANTOS.

O festival conta com apresentações gratuitas em toda a cidade e, a partir deste final de semana o público já pode começar a entrar no clima e participar do ESQUENTA CURTA.

Para quem não lembra, ano passado eu participei do ESQUENTA CURTA  juntamente com a Flavia Saad (Juicy Santos) e a Thais Hashimoto (Nerdiva), lá na UniSantos.

Neste ano, como o festival celebra a cultura caiçara, tipicamente 013, o esquenta ultrapassará as barreiras da Universidade e acontecerá em outros pontos da cidade.

Dois espaços vão receber filmes e atrações musicais neste fim de semana. No dia 12 de setembro, sábado, a revitalizada Concha Acústica, no Canal 3, se transforma em cinema para exibir dois curtas-metragens vencedores de edições anteriores do evento: Anamnese e Pequeno Monstro. Em seguida, haverá com show com o cantor Conrado Pouza.

Ainda no sábado, às 20h, na Cinemateca Maurice Legeard, na Vila Mathias, o Curta Santos resgata um momento marcante da cena cultural paulistana: a Sessão Comodoro, por oito anos comandada por Carlos Reichenbach, que trazia suas referências do cinema independente à tela do CineSesc. Os chamados filmes “malditos” programados por Reichenbach ajudaram a formar o olhar de novas gerações para o audiovisual. Para resgatar esta passagem, a Sessão Comodoro santista contará com cinco curtas: Ninjas, Das Faces e Sombras, La Jetée, Ghost e Death Valley 69.

Já no domingo, dia 13, o Esquenta volta à Concha Acústica, com Quarteto de Cordas Martins Fontes,que interpreta trilhas famosas do cinema no palco praiano: Viagem à Lua(de Georges Méliès), Uma Semana (Buster Keaton), O Imigrante (Charles Chaplin) e Cedo para Dormir (Laurel & O’Hardy – O Gordo e o Magro).
framboesa
Programação

12 de setembro

– Exibição Filmes Vencedores 2013/14 l Anamnese + Pequeno Monstro + Show | 19h30 | Concha Acústica
– Sessão Comodoro (4 Curtas) | 22h | Cinemateca Maurice Legeard

13 de setembro

– Quarteto de Cordas Martins Fontes Música Para Cinema | 19h30 | Concha Acústica


Sinopses Curtas

Anamnese
Direção: Mônica Donatelli | Gênero: Documentário | Duração: 11min | Cidade: Santos | Livre
Sinopse: Fragmentos de toda uma vida. A amizade entre Estela, Helena e Vitalina, três derradeiras irmãs dos 14 Soares que encheram por mais de um século a Cidade de Santos de virtudes e delicadezas.
* Melhor Documentário da Mostra Olhar Caiçara – 12º Curta Santos.

O Pequeno Monstro
Direção: Kauê Nunes Melo e Nildo Ferreira | Gênero: Ficção | Duração: 6 min | Cidade: Santos | Livre
Sinopse: Miguel é um menino de 8 anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. Incentivado por uma redação da escola e por sua imaginação, revela os mistérios sombrios sobre sua família que acredita ser formada por monstros.
* Melhor Roteiro e Escolha do Público Mostra Olhar Caiçara – 11º Curta Santos.
 

Sinopses Sessão Comodoro

Ninjas (2009 – 15 min)                                      Dir.: Dennison Ramalho
Um policial militar é cooptado por um grupo de extermínio e passa a ser assombrado por suas próprias decisões.

Das Faces e Sombras (2007 – 21 min)              Dir.: Vebis Jr. Abalado pelo recente término de namoro, Inácio recebe a visita de Maurício que ocultamente corteja a sua recente ex-namorada. Com isso, o amigo procura desta maneira se aproximar da garota e ludibriá-la para uma “festa na casa de um amigo”.

La Jetée (1962 – 29 min)                                   Dir.: Chris Marker
Após a terceira guerra mundial, um homem é enviado em constantes viagens no tempo na tentativa de descobrir as causas da guerra. Mas as sucessivas viagens fazem com que ele perca a noção de tempo e espaço, colocando sua missão em risco.

Ghost (1984 – 5 min)                                         Dir.: Takashi Ito
Neste filme experimental de Takashi Ito, luzes e sombras ocupam lugares abandonados e habitados, criando uma atmosfera de pesadelo dentro da cidade.

Death Valley69 (1986 – 7 min)                          Dir.: Richard Kern
Richard Kern, um dos diretores responsáveis pelo movimento “Cinema of Transgression”, une-se à banda Sonic Youth para criar uma agressiva e empolgante experiência cinemática.

Atrações Musicais

Conrado Pouza
Músico, ator e iluminador. É fundador do Teatro do Pé e criador/realizador de projetos musicais como Raízes, Urubu Malandro, Mulheres e Lugares, Vinícius… Velho Saravá, Sem Lenço e Sem Documento, É Proibido Proibir e Astronautas Tupi, entre outros. Em 2008 apresentou na Itália o projeto Nossa Velha Bossa Nova, ao lado da cantora Iris La Cava. Já abriu shows de artistas como João Donato, Nando Reis, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Funk Como le Gusta e Seu Jorge. Este ano interpretou o disco “Elis e Tom” em parceria com a cantora Didi Gomes, para o projeto Rearranjos, do Sesc, além de se apresentar na abertura do 4º Santos Jazz Festival.

Quarteto de Cordas Martins Fontes
Idealizado e fundado em 1976, foi criado com objetivo de divulgar e aproximar a música de câmara da população.
Dentre suas principais atividades destacaram-se os Projetos Fá, Sol, Lá, Didático, Concertos Populares e Roteiro Musical. O repertório do grupo abrange desde peças escritas originalmente para a formação e arranjos feitos especialmente para o grupo, de Beethoven a Pixinguinha, de Villa-Lobos a Piazzolla, de Mozart. a Coldplay. Atualmente reúne Ulisses Nicolai e Adonai Ribeiro (violinos), Erlon Lima (viola) e Rossana Nicolai (violoncelo).

 

ENDEREÇOS
Cinemateca de Santos | Rua Ministro Xavier de Toledo, 42 – Campo Grande.
Concha Acústica | Avenida Vicente de Carvalho x Av. Washington Luiz – Gonzaga.

Em caso de chuva a programação da Concha Acústica poderá ser suspensa, acompanhe pela fanpage do Festival.

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente