Zica e os camaleões, mais uma animação “made in” Brasil

Costumo dizer que criar filhos é um feng shui constante, já que eles crescem numa velocidade quase que assustadora e somos obrigados e nos livrar de velhos pensamentos e condicionamentos todos os dias.

Minha filha está crescendoImagem: divulgação, fez onze anos no fim do mês passado, e aos poucos vejo seus  interesses mudando. Quem antes adorava a Peppa e o Peixonauta agora se interessa por  desenhos, digamos, mais adolescentes, como por exemplo O irmão do Jorel.

A boa surpresa desta vez se deu, tem umas duas semanas mais ou menos, quando ela me apresentou Zica e os Camaleões, uma animação nacional criada por Ari Nicolosi.

A produção é da empresa Cinema Animadores com co-produção da Conteúdos Diversos, em parceria com a TV Brasil e TV Cultura, através do AnimaCultura e é relativamente recente, estreou em abril do ano passado  com 13 episódios , que são exibidos diariamente  pelo canal a cabo Nicklodeon. O horário de exibição atualmente é a uma e meia da tarde.

Zica é uma garota adolescente que se sente preto e branco em um mundo colorido (quem nunca?). Ela é descolada e alternativa, se preocupa com o futuro e questiona o estilo de vida de seus pais e de alguns colegas de escola.

Zica procura assimilar o período de transição que vive através de sua arte: ela grafita, escreve e compõe músicas com sua banda formada com seu melhor amigo Gui e o baterista Batata .

compre aqui

Quando está só em seu quarto ela costuma conversar e refletir com seus três Camaleões de estimação, seus confidentes e conselheiros, que também fazem parte de seu processo criativo. Os episódios se dividem entre o “mundo real” em que ela vive, o “mundo criativo” que acontece dentro de seu quarto e o vídeo clipe com uma música que a história vivida a inspira a compor.

É muito interessante a linguagem visual que Ari Nicolosi usa para determinar os sentimentos dos personagens, assim como a Zica, seus melhores amigos e alguns outros personagens que partilham do mesmo ponto de vista dela são desenhados em preto e branco.

Gostei muito do desenho, o traço é agradável aos olhos e o roteiro é adorável e inspirador! Agora eu e a Sofia temos mais um momentinho nosso, depois que ela chega da escola e almoçamos, assistimos juntas Zica e os Camaleões!

Veja aqui o episódio piloto da série: Sempre às segundas, que recebeu o prêmio de Melhor Animação da 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, pelo Júri Oficial.

 

 


Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

2 comentários

Sah · 18/08/2015 às 9:28 am

Achei uma graça essa animação. Eu sinto muita falta de ver desenhos assim, que são divertidos e despretensiosos.

Um beijo, adorei!!!!

    Anna Carla · 18/08/2015 às 10:51 am

    É muito legal mesmo Sah!
    Obrigada pela visita, beijão!

Comente

error: Copyright © 2006 - 2018 por Anna Carla Lourenço do Amaral - Todos os direitos reservados.