vida simples

Você já ouviu falar em traça?

Você já ouviu falar em traça, mas não sabe ao certo como ela é ou o que é?
Elas têm hábitos noturnos, gostam de pó, escondem-se em prateleiras de livros, guarda-roupas, despensas, armários, enfim, onde há umidade, poeira, papéis e mofo.
Apresento essas pequenas criaturas que acabam com as nossas roupas e livros.

traca_livro                                                               traça roupa

 

 

 

 

 

Traça das roupas

Veja algumas medidas para se prevenir:

  • Preste atenção em pontos de umidade na casa.
  • Evite acumular jornais, livros e revistas velhas em casa, pois estes materiais servem como fonte de alimento para as traças.
  • Procure selar possíveis frestas e rachaduras presentes na estrutura da casa, evitando que as traças se abriguem nestes locais.
  • Mudar é sempre bom, mas preste atenção ao desembalar objetos e roupas, principalmente se tiver vindo de locais com histórico de infestação por traças, como caixas de papelão de transportadoras e supermercados.caso não preste atenção você poderá trazer algumas traças de brinde para casa.
  • Limpe periodicamente seus livros e outros materiais que ficam guardados por muito tempo, eles podem servir de alimento para as traças.
  • Existe também aquela traça temida pelas nossas roupas e para se prevenir o segredo é manter seu armário limpo e organizado.
  • Não deixe roupas e tapetes empilhados, principalmente em locais escuros, por muito tempo. Retire-os sempre que necessário para serem lavados ou tomarem um banho de sol.
  • Faça uma limpeza geral a cada 6 meses e utilize sachês de cedro, ou saches com aroma de lavanda.
  • Coloque dentro dos armários e closets saquinhos de cravo da índia, ou aroma de madeira estes são um repelente eficaz contra traças e outros insetos.
  • Retire a poeira dos cabides, capas, bolsas, acessórios, colmeias, caixas organizadores e etc, sempre que necessário.
  • Limpe os calçados antes de colocá-los nos armários.
  • Tire tudo dos armários e gavetas e passe um pano úmido utilize a solução de 1 litro de água e 2 colheres de vinagre branco, espere secar para guardar as roupas.

Dicas de como limpar e afastá-las:

Grão de pimenta do reino atua como repelente às traças de roupas. Cravo em grãos, capim cidreira, folhas de louro, tomilho, alecrim e alfazema, também servem para afugentar traças.

sache

Saiba escolher as ervas certas para cada sache e veja o que usar em cada ambiente da casa:
• Lavanda para armários de roupas femininas e bebês. A lavanda tem várias propriedades medicinais, mas também tem perfume agradável, é bactericida e fungicida. Como erva aromática também é repelente de insetos, principalmente traças de roupas, que se alojam entre as gavetas e comem tecidos e papel. O capim-limão tem a mesma propriedade.
• Cedro para armários de roupas masculinas – madeiras como o cedro dão excelentes saches. Basta um pedaço da madeira ou sua serragem, colocar em saquinhos de tecido poroso, espalhar pelas gavetas ou pendurar em armários.
• Armários de roupa de cama, mesa e banho – lavanda e capim-limão.
• Armário ou prateleira de livros: o uso de folhas de louro (novas) amarradas ou mesmo um pedaço de ramo com folhas ajuda a manter seus livros livre das traças.
• Armários e gavetas da cozinha: usar ervas ou condimentos aromáticos normalmente usados na culinária, tais como folhas de louro, cravo-da-índia e canela em pau e pimenta do reino.

Faça trouxinhas, saquinho ou espalhe pelas gavetas e armários: TROQUE A CADA 3 MESES.

ATENÇÃO:

Existe a traça de grãos, caso ocorra na sua despensa, descarte-o imediatamente e verifique os demais para ver se não houve infestação. Limpe bem o local, verificando se não ficou nenhum inseto escondidinho nas frestas dos armários ou paredes.

COMO EVITAR:

Mantenha o ambiente e armários o mais limpo possível – livre de umidade e sujeira.
Mantenha a despensa de alimentos limpa e arejada e os alimentos bem fechados

COMO LIMPAR: 

Prepare uma mistura de cravo, álcool e água para acabar com as traças

mistura alcool

COMO FAZER:

Ferva por 5 minutos 01 xícara de água com 20 cravos da índia, desligue, retire os cravos e acrescente uma xícara de álcool, aguarde esfriar e coloque a mistura em um borrifador.
Borrife nos locais onde tem traça…paredes, dentro dos armários, gavetas, despensa.
Na falta do cravo, você pode limpar os armários e as prateleiras das despensas com vinagre de álcool branco.

 

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente