literatura

3 livros que mudaram minha vida, mais um meme do Rotaroots

“Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros “old school” em busca  da velha e verdadeira paixão por manter os blogs pessoais.

Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook. “

O Veleiro de Cristal - Ilustração

 

Hoje é o dia mundial do livro e achei bastante apropriado discorrer sobre este tema nesta data!

Eu estaria mentindo se dissesse que apenas três livros mudaram minha vida. Desde muito novinha aprendi a desenvolver o gosto pela leitura, talvez por influência do meu meu irmão mais velho, que era membro do Círculo do Livro e muito cedo me colocou em contato com autores como Ágatha Christie,  Tenesse Williams , Monteiro Lobato, Machado de Assis, Clarice Lispector, José Saramago, Fernando Pessoa, José Mauro Vasconcelos, entre outros.

o-veleiro-de-cristal-jose-mauro-de-vasconcelos-10443-MLB20028907291_012014-FSem dúvida o primeiro livro que me marcou foi “O Veleiro de Cristal” de José Mauro de Vasconcelos, eu  devia ter uns 9 anos quando a Sheila, uma amiga querida do meu irmão, colocou nas minhas mãos este valioso empréstimo.

Nesta obra datada de 1964 o autor conta a história de um menino de 13 anos chamado Edu. Deficiente físico, o jovem Edu é abandonado pela família e após passar por uma cirurgia é acolhido com muito amor por uma tia de nome Anna (olha aí a ponte de identificação!) em sua casa de praia. Como reflexo dessa calorosa acolhida Edu transforma, na sua imaginação, a casa de praia em um veleiro de cristal e faz com que seres inanimados virem seus amigos.

Tocante e transformador! Este livro me ensinou o poder da imaginação! Me lembro até hoje do dia em que cheguei às páginas finais me debulhando em lágrimas de emoção! Falando disso agora me deu vontade de reler e certamente de passar para minha filha!

Depois deste vieram muitos Monteiros Lobatos, Coleção Vagalume e toda sorte de livros infanto juvenis que me fizeram mais rica e mais culta. Como eu disse difícil nomear apenas três!

Compre aqui!
Compre aqui!

 

Vamos migrar então para a vida adulta, fugindo um pouco da fantasia e do romance vou mencionar três livros que influenciam meu dia-a-dia até hoje.

y2“Yoga para Nervosos” do Professor Hermógenes é quase que um livro de cabeceira. Tem sequências de posturas e te convida para a prática do Yoga de maneira integral, evidenciando que esta prática vai muito além de uma atividade física.

Nas palavras do professor: “É um livro que ensina que curar-se não e deixar de sentir sintomas. É trocar repressão por compreensão, ignorância por sabedoria, ansiedade por contentamento, psicodelismo por alegria tranquila, desespero por coragem, regressão por evolução,  fadiga por energia, guerra por paz, medo por serenidade, vazio por plenitude, agitação por quietude e egoísmo por solidariedade.”

 

LV253793_N“Você pode Curar  Sua Vida” da Louise L. Hay foi um divisor de águas na minha vida!

Segundo a autora: “Os pensamentos que temos e as palavras que dizemos criam nossas experiências”

Agradeço imensamente  à minha amiga do coração Sonia Oliveira por ter me indicado esse livro quando eu me arrastava até o Espaço Om para as sessões de acupuntura com o Alan Senigalia.

Nessa época da minha vida eu estava quase paralisada com Artrite Reumatóide em plena atividade e me lembro bem como era difícil me deslocar até lá.

É óbvio que não atribuo a minha cura apenas a leitura deste livro mas, sem sombra de dúvida, foi uma ajuda essencial para me colocar em contato com a possibilidade da cura modificando a minha postura diante da doença.

o-evangelho-segundo-o-espiritismo-3

“O Evangelho Segundo o Espiritismo” do Allan Kardec.

Este é um caso à parte. Nem me lembro quando foi a primeira vez que tive contato com esse livro.

Fui batizada, fiz primeira comunhão e  me casei na Igreja Católica. Ao longo da minha vida o espiritismo surgiu algumas vezes, tenho uma tia querida que é espírita e não consigo me lembrar se foi pelas mãos dela que este livro me chegou às mãos pela primeira vez.

Amo a Igreja Católica, sempre fui muito devota, seus Santos e rituais sempre me encantaram mas nenhuma outra doutrina tem o poder consolador que a doutrina espirita detém.

Quem me conhece um pouquinho melhor sabe que tenho meus mortos (e que não os têm, não é mesmo?) e sabê-los vivos na vida maior foi um consolo e tanto!

Indico este livro como uma fonte de conhecimento e de amor. Aqui se aprende os ensinamentos de Cristo de um jeito fácil de aplicar na vida cotidiana. Este sim, é livro de cabeceira!

Espero que tenham curtido, até o próximo meme galera!

 

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

4 thoughts on “3 livros que mudaram minha vida, mais um meme do Rotaroots

  1. Sem dúvidas esses livros mudaram a vida de muita gente.
    Infelizmente muitas Pessoas com Deficiência são abandonadas como “Edu” de “O Veleiro de Cristal”, essa história realmente marcou muito.

  2. O “O Veleiro de Cristal” é um livro muito comovente!
    Infelizmente existem vários “Edus” hoje em dia, que são abandonados simplesmente por serem especiais.

Comente