arte

Oficina Cultural Pagu abre inscrições para seus novos cursos nesta terça-feira dia 07/04

A Oficina Cultural Pagu, unidade do programa das Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis  – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e a Literatura , a partir do dia 7/4(terça feira) abrirá inscrições para os seu novos cursos , são mais de 700 vagas disponíveis para Santos e algumas cidades da baixada santista, são eles: Oficina de fotografia, gestão cultural, história do teatro musical, audiovisual, artes plásticas, fantoches e literatura.

OFICINA DE ANIMAÇÃO POR ROTOSCOPIA

Coordenação: Daniel Rabanéa

10 a 22/6 – segundas e quartas-feiras – 19h às 21h30

Público: videomakers, estudantes de audiovisual e demais interessados a partir de 15 anos

Inscrições: 7/4 a 2/6

Seleção: breve currículo

20 vagas

Nesta oficina os participantes produzirão animações por rotoscopia, uma técnica muito utilizada por Walt Disney, na qual se filma um ator ou modelo real e o usa como referência para produção de uma animação desenhada quadro a quadro. Recomenda-se que os participantes tragam seus computadores para a atividade.

Daniel Rabanéa é formado em Animação Total pela 9 Zeros, de Barcelona, e em Produção Audiovisual, pela Fiam. Produtor audiovisual independente, trabalha na idealização e realização de oficinas de animação e vídeo. Seus vídeos “Essência” e “Fome de Tempo” foram premiados, respectivamente, no Festival Anima Mundi e no Claro Curtas.

FOTOGRAFIA

OFICINA: GRAFISMOS URBANOS – A ABSTRAÇÃO DAS FORMAS SOB O OLHAR FOTOGRÁFICO

Coordenação: Tom Leal

7 a 14/5 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45 | sábado – 14h às 18h

Público: fotógrafos profissionais e amadores e demais interessados com conhecimento básico em fotografia, acima de 16 anos

Inscrições: 7 a 30/4

Seleção: carta de interesse

20 vagas

A oficina promove uma discussão da fotografia urbana, a partir da introdução de conceitos do concretismo, minimalismo e grafismo, e da análise de elementos e formas da arquitetura. Será realizada uma saída fotográfica e posterior exame das imagens obtidas.

O fotógrafo Tom Leal, formado pelo Senac São Paulo e pela Focus Escola de Fotografia, tem mais de 15 anos de experiência profissional em fotografia de moda para catálogos e editoriais, de publicidade e de arquitetura.

GESTÃO CULTURAL

OFICINA: IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

Coordenação: Bárbara Rodarte

13 a 15/4 – segunda a quarta-feira – 10h às 13h e 14h às 17h

Público: gestores culturais e conselheiros de cultura

Inscrições: 7 a 13/4

Seleção: comprovação da representação do órgão cultural do município

30 vagas por dia

O objetivo da oficina é capacitar e instrumentalizar gestores públicos e conselheiros de cultura para a construção do Sistema Municipal de Cultura. Os participantes contarão com a orientação necessária para a estruturação dos componentes básicos do Sistema: Lei do Sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Conferência Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura.

Bárbara Rodarte é especializada em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela USP e tem MBA em Bens Culturais pela FGV. Na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, coordenou diversos editais e programas (como a Rede de Pontos de Cultura do Estado) e atuou na implantação e coordenação do programa Pontos MIS.


OFICINA: FORMAS DE FINANCIAMENTO À CULTURA – PROAC E LEI ROUANET

Coordenação: Bárbara Rodarte

27 e 28/4 – segunda e terça-feira – 18h45 às 21h45

Público: produtores culturais, gestores, artistas, pesquisadores e demais interessados acima de 16 anos

Inscrições: 7 a 27/4

Seleção: primeiros inscritos

25 vagas

A oficina apresentará aos participantes, de forma objetiva e prática, a lei estadual e a nacional de incentivo à cultura: Programa de Ação Cultural – ProAC (modalidades Editais e ICMS) e Lei Rouanet, respectivamente. Os participantes também receberão orientações e dicas para a elaboração de projetos culturais.

Bárbara Rodarte é especializada em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela USP e tem MBA em Bens Culturais pela FGV. Na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, coordenou diversos editais e programas (como a Rede de Pontos de Cultura do Estado) e atuou na implantação e coordenação do programa Pontos MIS.

LITERATURA

ESCREVENDO COM ELES E ELAS: OFICINA DE LITERATURA E ESCRITA

Coordenação: Lu Menezes

9 a 25/6 – terças e quintas-feiras – 18h45 às 21h45

Público: interessados no tema, a partir de 18 anos

Inscrições: 7/4 a 9/6

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas

Oficina de literatura e escrita criativa. Serão realizadas discussões orientadas sobre estética literária, construções narrativas e análises interpretativas a partir de textos de grandes autores, e realizados exercícios práticos.

Nesta oficina de literatura e escrita criativa, o mote é destrinchar estilos e estruturas de linguagem, por meio de dinâmicas de leitura crítica e aprofundada. Nos encontros da atividade serão realizados, também, exercícios de composição de textos narrativos.

Publicitária e autora, Lu Menezes escreveu o livro de crônicas “Baião de Três”. Realizou oficinas de escrita criativa e de contação de histórias nos estados de Santa Catarina e São Paulo.

compre aqui

MÚSICA

OFICINA: UMA VIAGEM PELA NOSSA MÚSICA

Coordenação: Fábio Salgado

14/4 a 26/5 – terças-feiras – 19h30 às 21h30

Público: interessados a partir de 16 anos

Inscrições: 7 a 14/4

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas

A atividade tem como proposta difundir os estilos musicais brasileiros, por meio de pocket-shows comentados. A cada encontro, serão abordadas as características de uma expressão musical diferente, ilustrada com canções interpretadas ao vivo por uma dupla de músicos convidados.

Tecladista, compositor, arranjador e produtor, Fábio Salgado atua há mais de 20 anos no mercado musical. Desenvolveu videoaulas sobre tecnologias digitais voltadas à música e dirige o projeto “Music Dreams – realize o seu sonho musical”, produzindo CDs para artistas independentes.

Toda a programação é gratuita e está disponível no site: www.oficinasculturais.org.br. Os interessados poderão inscrever-se pelo email:pagu@oficinasculturais.org.br, nos locais indicados nas cidades ou pessoalmente no endereço da sede: Espírito Santo, 17  – Campo Grande  – Santos de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h. Maiores informações pelos telefones: 3219 2036 / 3219 1741.

Este post integra o Banco de Textos e foi enviado pelo Assistente de Coordenação da Oficina Cultural Pagu Ricardo Vasconcellos. Contribua você também com o nosso conteúdo. 

Clique aqui e saiba mais.

 
Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente