vida simples

Quarta pra pensar #5 necessidade de agradar os outros

Instagram Post (13)

Já  conversei com vocês sobre as concessões que fazemos  aos outros que no fundo ofendem a nós mesmos. Na semana passada o tema foi o nosso coração e como as emoções podem influenciar na nossa saúde.

Apesar de parecer uma variação desse mesmo assunto, nesta quarta para pensar eu proponho a você avaliar a se você tem necessidade de agradar aos outros.

Compre aqui!
Compre aqui!

 

 

Durante muitos anos, por problemas de auto-estima, eu tive muita dificuldade em dizer não e o fruto disso eu colhi anos mais tarde com o diagnóstico de Artrite Reumatóide.

 

 

Segundo a psicóloga Marisa de Abreu:

 

“Aprender a falar não é importantíssimo para o equilíbrio emocional de qualquer um.  As pessoas que “engolem tudo” e não colocam limites às solicitações externas podem estar alimentando sua própria baixo auto estima, pois demonstram que não conseguem valorizar suas necessidades e prioridades.

As pessoas as nosso redor não tem como saber qual seria nosso limite e cabe a cada um de nós informar ao outro quando este limite chegou.

A necessidade em agradar sempre aos outros pode dificultar muito a capacidade de dizer não na hora certa e da forma correta.  A dificuldade em saber se impor e valorizar suas próprias necessidades pode impedir que a pessoa bloqueie os pedidos e colocações inconvenientes  de algumas pessoas. Esta dificuldade denota uma grande insegurança que deve ser superada a fim de que se viva uma vida mais leve e harmoniosa.”

Por isso antes de ceder a alguém é importante fazer uma auto-análise e se colocar em primeiro lugar em cada situação, não é egoismo é amor próprio.

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

4 thoughts on “Quarta pra pensar #5 necessidade de agradar os outros

  1. Saber falar “não” é valorizar e respeitar nossas próprias capacidades. Quando não falamos “não” acabamos por deixar que os terceiros decidem por nós onde vamos empregar nossa energia produtiva.

    Além disso, muitas vezes falar “não” é fazer um grande favor à outras pessoas, pois com isso permitimos que elas também cresçam e se desenvolvam por si mesmas em muitas questões.

    Gostei do texto, muito bom, parabéns.

Comente