vida simples

Quarta para pensar #3 O poder do auto-perdão

image

O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.

Fonte: Wikipédia.

Tendo isso em mente eu te pergunto você já se perdoou hoje?

Quantas vezes, no dia-a-dia, fazemos concessões aos outros que no fundo ofendem a nós mesmos? Quantas vezes despertamos em nós a raiva e a insatisfação por não conseguir se colocar de forma positiva nas relações?

Quantas vezes nos limitamos e podamos nossos sonhos para cuidar dos filhos ou para priorizar as demandas domésticas?

Ou ainda, quantas vezes bate aquele sentimento de culpa ao chegar em casa do trabalho ou da faculdade e encontrar aqueles que amamos dormindo?

Como já falei aqui, sou paciente de Artrite Reumatóide, uma doença auto-imune que, segundo a medicina holística,  tem tudo a ver com auto-censura, falta de perdão e limitações.

Em anos de terapia consegui identificar os sentimentos limitantes e comecei enfim a praticar o auto-perdão.

Hoje, graças a Deus, à minha terapeuta e ao meu reumatologista a doença está em remissão.

Para realizar essa prática é preciso se despir de todo pré-conceito que se tem a seu respeito, há que se desenvolver um olhar generoso para si mesmo e entender que não é errado se colocar em primeiro lugar.

É preciso compreender que a sua liberdade começa quando termina a do outro e que muitas, muitas vezes tem que partir de você o desenho desse limite.

Nesta #quartaprapensar eu te convido a olhar para dentro de si mesmo com um olhar mais generoso, não custa nada e faz um bem danado.

 

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

2 thoughts on “Quarta para pensar #3 O poder do auto-perdão

  1. Muito bom Anna. O auto-perdão é algo que devemos desenvolver com muita coragem e sem rótulos. Gratidão!

Comente