vida simples

Sobre crianças: Qual é o limite da imitação?

Qual é o limite da  imitação-

 

Quando os filhos são bem pequenos a gente pode até achar engraçadinho a criança falar usando uma expressão de adulto.

A menina que calça o sapato de salto da mãe pode ser encantadora mas pode parecer igualmente assustadora se desejar usar um sapato de salto aos 5 anos para ir numa festa de aniversário. Mais assustador é essa criança bater o pé e a mãe comprar o sapato!

Cada vez mais a mídia “envelhece” voluntariamente nossas crianças. Nesta semana particularmente duas coisas me deixaram perplexa.

Barbie e o suco detox

Barbie e o suco detox
Barbie e o suco detox

Essa imagem é do Facebook oficial da Barbie, me preocupei bastante porque minha filha de 10 anos acompanha essa fanpage.

Veja bem, desde sempre ofereço uma alimentação saudável para meus filhos, pobre em teores de sódio, açúcar e gorduras mas sem colocar isso como uma preocupação para eles. Entendo que é minha responsabilidade oferecer a eles uma alimentação balanceada e bem por isso eles não precisam tomar suco detox.

Eu tomo eventualmente um suco detox, depois de uma festa onde abusei de comes e bebes por exemplo, e por isso essa imagem chamou a atenção da minha filha que disse: “Mãe, a Barbie tá tomando suco detox!” Tomar suco detox é um comportamento adulto.

A blogueira fitness mirim

Não critico o incentivo à pratica de atividade física na infância, acho que o incentivo, desde que de forma responsável, pode ser muito saudável.

O que me espanta nesse caso é o comportamento de cópia, a imitação pura e simples de um comportamento adulto com a conivência e lucro dos pais.

Acho assustador que nesse mundo de hoje, cheio de gente maluca,  pais  ditos responsáveis permitam que uma menina de 9 anos tenha um perfil no Instagram com mais de 4 mil seguidores.

PublicidadeRelutei muito antes de permitir à minha filha o acesso às redes sociais. Ano passado, depois dela completar 10 anos, cedi a pressão dela e das amigas.

Hoje ela tem Facebook para conversar com a prima que mora em São José dos Campos e trocar figurinhas com as amigas da escola.

Sou eu quem aprovo as amizades e vem um backup das conversas que ela tem para meu e-mail por medida de segurança.

Ela também tem Instagram, onde ela tira fotos dos looks do dia das suas bonecas (olha aí o comportamento de cópia), fotografa e filma nossas gatas em situações engraçadas e  registra passeios no Orquidário, na praia e na casa da vovó. Este perfil, por medida de segurança  também é privado e quem aprova as solicitações para seguir somos eu e o pai.

Na minha opinião criança tem que ser criança, tem que comer saudável sim, mas sem as neuras dos adultos para atrapalhar.

Criança pode e deve fazer atividade física. De preferência brincar de pique-esconde, pular corda, brincar de polícia e ladrão, dançar balé, dança de rua,  lutar judô, jogar futebol, o que mais der na telha mas, tudo isso, sendo apenas uma criança e sobretudo, sem imitar ninguém.

Leia também:

Todo mundo pode fazer tudo!

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente