Eu acompanho no Facebook uma página chamada Cozinhando sem leite, volta e meia eles publicam umas receitas bem interessantes para quem quer reduzir o índice glicêmico na alimentação.
Hoje mesmo achei uma receita de um bolo de aveia, maçã e banana com quase nada de açucar e sem farinha de trigo, fiquei com água na boca e decidi fazer com algumas adaptações.
BOLO DE AVEIA, MAÇÃ E BANANA (com quase nada de açucar, sem óleo e sem trigo)
Ingredientes:
  •  2 maçãs descascadas e cortadas em pedaços
  •  2 banana prata média (na receita original era 1 banana só)
  •  2 ovos
  •  1 xícara de farinha de aveia ( na receita original era aveia em flocos finos )
  •  1/2 colher de sopa de fermento em pó
  •  1 pitada de sal
  •  1 colher de chá de canela em pó (na receita original eram 2)
  •  1 colher de sopa de açúcar comum (na receita original era melado) (opcional)
  •  1 colheres de sopa de açúcar com 1 pitada de canela para polvilhar (na receita original eram 4 colheres de açúcar mascavo para polvilhar)
  • – 1 colher de sopa de Glicofiber ( isso não tinha na receita original, é uma fibra que uso para reduzir o índice glicêmico da receita) ==> é opcional
glicofiber
===> Sobre o Glicofiber: são fibras de banana verde e maracujá que fornecem amido resistente auxiliando  no controle  da glicose. Indicado principalmente para diabéticos mas pode ser usado por pessoas que desejem uma diminuição do índice glicêmico alimentar. Pode ser utilizado puro, com frutas, sucos, iogurte ou na preparação de massas doces e salgadas. Não interfere no sabor nem na textura.  Não, não ganhei nada da Sanavita para falar deste produto, uso porque me foi recomendado pela minha nutricionista em razão da hipoglicemia.
Modo de fazer:
Bata no liquidificador as frutas e os ovos. Numa tigela, misture primeiro os ingredientes secos fazendo uma farofa, depois incorpore a massa do liquidificador, mexendo aos poucos com uma colher de pau, a aparência vai ficar assim:
(Trilha sonora do vídeo: gargalhadas do Joaquim e da Sofia)
Eu achei a textura da massa incrível, fica bem sedosa e quanto mais você mistura mais leve e com bolhas fica!
Polvilhe a assadeira untada com margarina com farinha de aveia. Despeje a massa. Cubra com o restante do açucar com a pitada de canela.
IMG_3093[1]
Leve a assar em forno pre-aquecido por 40 minutos ou até que colocando um palito ele saia seco.
Depois de assado, um bolo macio e molhadinho

Depois de assado, um bolo macio e molhadinho

Amei o resultado e as crianças também! Fica bem molhadinho e macio!
Depois faz e conta nos comentários o que achou 😉
Gostou dessa receita? Então compartilhe com os amigos!
Leia também:
Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.
Veja o perfil completo.


Anna Carla

Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

1 comentário

Comente

error: Copyright © 2006 - 2018 por Anna Carla Lourenço do Amaral - Todos os direitos reservados.