Você provavelmente vai dizer que coloca no lixo reciclável.

Não sei vocês, mas quando eu faço a separação do lixo aqui de casa fico imaginando que vai para um lugar grande, que as caixinhas de leite serão embaladas em blocos e voltam para o paraíso industrial da reencarnação das embalagens, para virar embalagem de novo.

Talvez isso aconteça num mundo ideal onde a indústria gaste recursos para reaproveitar ao invés de gastar os preciosos recursos naturais. Já ouvi falar de telhas ecológicas para casas feitas com embalagens de leite e de pasta de dente.

O que eu nunca tinha ouvido falar é que dá pra fazer uma bolsa de festa com caixa de leite!

Este trabalho surpreendente é feito pelas artesãs santistas Andrea Campanilli e Patrícia Gaspar do Ateliê de Arte Sustentável As Marias.

20131109_195234~2

Patrícia é uma amiga de infância dessas que o Facebook fez o favor de reencontrar para minha felicidade! Apaixonada por artesanato Paty fez os cursos com a Andrea e daí surgiu uma parceria para o ateliê.

20131109_195401~2

Os trabalhos são tão bonitos que a gente chega a duvidar que são feitos de caixas de leite!

As bolsas já fizeram parte de vários desfiles de moda na baixada santista e a partir de agora a dupla fechou uma parceria com uma costureira de alta costura para confeccionar bolsas com sobras de tecido para madrinhas de casamento, formandas e festeiras em geral. Uma ideia genial!

20131109_195219~2

Apesar de seus produtos  estarem na alta moda e serem um sucesso, de vendas inclusive, para Andrea não faz sentido saber esta técnica e não compartilhar.

Ela garante que fica tão feliz com o aprendizado de uma pessoa que não vai jogar mais caixinhas na natureza como fica com um produto seu na passarela.

O ateliê tem cursos em módulos, você escolhe a peça que quer aprender e paga por aula. A dupla promete inclusive abrir turmas para crianças nas férias de janeiro, assim que souber mais detalhes posto por aqui 😉

O ateliê  de arte sustentável As Marias fica na Rua Rio Grande do Norte nº 70, no bairro da Pompéia em Santos.

Saiba mais sobre este trabalho fantástico acessando o site:

http://www.asmariasartereciclagem.com/p/as-marias-na-moda.html

Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.
Veja o perfil completo.


Anna Carla

Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

Comente

error: Copyright © 2006 - 2018 por Anna Carla Lourenço do Amaral - Todos os direitos reservados.