bem estar

Outubro também é de conscientização mundial da Artrite Reumatóide

Para englobar tudo isso o slogan da campanha é: “Artrite, viver melhor, envelhecer bem é possível!”

Dia 12 de outubro é o Dia Mundial da Artrite (WAD), e o foco de conscientização em 2013-2014 é o envelhecimento saudável para as pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas (RMDs).

O tema da campanha aborda as mudanças físicas e mentais que ocorrem como parte do processo de envelhecimento desde o nascimento em toda a nossa vida, assim como todos os outros fatores que afetam a nossa capacidade de desfrutar de uma melhor qualidade de vida, incluindo o acesso a edifícios, transportes, tecnologias, medicamentos e tratamentos; atitudes sociais; as escolhas de estilo de vida que nós fazemos, e muito mais.

A Artrite Reumatóide é uma doença grave, crônica e incapacitante se não diagnosticada brevemente para receber o tratamento adequado. As pessoas precisam ter mais informação sobre o assunto para compreender que não é uma patologia exclusiva dos idosos e que se diagnosticada precocemente pode-se viver bem, por muito tempo, prevenindo lesões articulares e aumentando a qualidade de vida.

Como paciente da patologia compartilho minha experiência para que outras pessoas não temam tanto este diagnóstico e aprendam que se pode conviver com AR.

20131001-155714.jpg

O Grupo EncontrAR e Grupar-RP, promoverá em São Paulo, evento especial onde serão abordados a Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil, com apoio e presença da ACREDITE “Amigos da Criança com Reumatismo”, juntos trazendo informações para promoção da qualidade de vida do adulto, da criança e da família convivendo com AR e AIJ.

O evento realizado em parceria com o Vereador Marco Aurélio Cunha, Portal Reumatoguia e AFAG (Associação dos Familiares e Amigos de Doenças Graves), acontecerá no dia, 05 de Outubro, na Câmara Municipal de Vereadores, das 9h às 16h, sendo aberto aos profissionais da saúde, pacientes com doenças reumáticas, familiares, estudantes e o público em geral.

As palestras serão proferidas pelos médicos reumatologistas Dr. Claúdio Len (reumatologista pediátrico), Dr. Ari Stiel Radu Halpern, Dr. Cristiano Zerbini e Dr. Thiago Bitar que além de ser médico reumatologista convive com Artrite Idiopática Juvenil, equipe multiprofissional da ACREDITE, e do médico ortopedista especialista em Joelhos Dr. Marco Aurélio Cunha, teremos ainda momentos lúdicos com as fisioterapeutas Andréia Salvador e Beatriz Loscher. Durante todo o evento será oferecida orientação jurídica pelos advogados da AFAG.

Evento tem entrada franca mediante inscrição prévia, clique na imagem para fazer a sua.
Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

6 thoughts on “Outubro também é de conscientização mundial da Artrite Reumatóide

  1. OI Carla,
    Realmente qdo se fala de artrite, pensamos em idosos…
    Bem legal o jeito que vc encara a sua doença, Parabéns pela coragem! beijos

  2. Ana, parabéns pelo blog, sou uma prova viva de que ir a um reumatologista não tem idade… Convivia com dores por muito tempo e graças a Deus parece que a minha convicção não estava certa (eu estava pensando que estava ficando louca, inventado dores), depois de correr em muitos médicos de diversas áreas, cheguei então ao primeiro pré diagnostico de AR, tenho 28 anos, dois filhos, mas essas dores estão comigo há no minimo 3 anos! =( Parabéns pela informação, todas as mulheres deveriam saber disso, já que somos as mais “atacadas” pelas doenças auto imunes! =(

  3. Ah, me esqueci, meu diagnóstico ainda não está fechado! Novos exames estão sendo pedidos, mas graças a Deus os remédios certos para as dores estão me ajudando e me deixando voltar a viver e o melhor! Sem dor! =)

    1. Oi!
      Gratidão pelos elogios ao blog!
      Fico feliz de saber que este veículo se presta a este serviço de esclarecer, acrescentar além de entreter.
      Espero que seu médico chegue logo a um veredicto no seu diagnóstico.
      Quanto antes começar o tratamento adequado melhor para sua saúde e qualidade de vida!
      Se eu tivesse fechado meu diagnóstico mais cedo possivelmente hoje estaria sem lesões articulares.
      Boa sorte na sua jornada!
      E se precisar eu e o Caderno de Cabeceira estamos aqui para ajudar no que for possível!
      Abraço!

Comente