vida simples

Férias das crianças chegando e como fica a rotina de uma mãe que trabalha de dentro de casa?

O chamado “homeoffice lifestyle” tem sido adotado por muitas mulheres depois que tem filhos, eu mesma escolhi este estilo de vida desde 2005.

Se vê muito listas e dicas de como otimizar o trabalho em casa para pessoas que não têm filhos. Um top 5 bem conhecido é esse aqui:

– tenha um espaço específico para trabalhar. Mesmo que você não tenha como designar um cômodo da casa só para isso, estabeleça ao menos uma mesa com uma infraestrutura básica disponível para o que você faz no dia -a -dia

– vista-se como se fosse sair para trabalhar ( é tentador trabalhar de pijama mas pode não ser tão produtivo)

– estabeleça horários: para começar, para almoçar, para o café e para o término

– separe as rotinas: o que não for relativo ao trabalho deixe para fazer no horário do almoço,  intervalo ou tempo livre, do mesmo modo evite levar trabalho “para casa”. Cuidado para não parecer que você trabalha o tempo todo.

– disciplina e organização, mantenha uma agenda. Se achar mais fácil faça listas estabelecendo prioridades.

Minha rotina é mais ou menos baseada nisso, concentrando o trabalho no período da tarde em que as crianças estão na escola. Imagino que para mães com filhos menores o grosso do trabalho também fica concentrado no período das sonecas do bebê.

Nos últimos anos tenho procurado tirar pelo menos uns 10 ou 15 dias de folga absoluta nas férias dos meus filhos porque a demanda deles aumenta muito, eles querem atenção e o risco de se cometer falhas no trabalho também aumenta bastante porque mãe que é mãe fica dividida mesmo, é normal.

Porém, nem sempre é possível. Quando se está com um negócio em andamento, um processo em ponto crucial que não tem como deixar de acompanhar de perto, enfim… Nestes casos minha sugestão é fazer uma inversão de horários, o que der para ser feito a noite faça depois do horários deles irem para cama em torno de 21 e 22 horas.

Já o que precisa ser feito em horário comercial você precisa delegar. Este verbo demorou anos para entrar numa boa na minha cabeça, mas isto é importante. Uma profissional de sucesso precisa saber delegar.

Por exemplo para levar um documento no fórum, fazer uma entrega de produto, ir ao correio utilize um serviço de motoboy. Já para as atividades personalíssimas como uma reunião com cliente, assinar um contrato, ir a uma audiência o que você vai delegar são as crianças. Passar uma tarde na casa do amiguinho ou com a vovó, um cineminha com a tia tudo isso ajuda muito numa hora de aperto.

Para isto mantenha contato com as mães de amiguinhos de seus filhos nas férias, é bem possível que muitas delas tenham situações muito parecidas com a sua e vocês podem se revezar e as crianças ainda se divertem bastante!

Você trabalha em casa também? Me conta nos comentários como é a sua rotina.

Anna Carla

Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

6 thoughts on “Férias das crianças chegando e como fica a rotina de uma mãe que trabalha de dentro de casa?

  1. Aqui em casa, preciso aproveitar cada minuto pra trabalhar – principalmente antes que o cara da lista telefônica toque a campainha.
    ahahahahaha
    Hoje foi um dia mágico: a Filipa dormiu 2 horas de manhã e agora à tarde voltou a dormir. Nem acredito.
    O bom é que a gente acaba ficando mais rápida pra conseguir fazer tudo dentro do tempo da soneca e otimizando nossa produtividade.
    bjs

    1. Nossa, que ótimo Flávia!
      Costumo dizer que depois da maternidade a gente vira ninja, haha.
      Sem dúvida a necessidade faz das mães mais rápidas e práticas, deve ser por isso que cada vez mais vemos mamães profissionais bem sucedidas!
      Beijos querida!

  2. Nossa… Sofri muito nesse último mês em que meu baby estava de férias rsrs
    Agora já voltaram as aulas e tudo voltou ao normal!

Comente