vida simples

Despertando o comportamento leitor

image

Gostar de ler facilita muito a  vida acadêmica e muitas vezes, a profissional também dependendo de que caminho que você decide seguir. Além disso, ler pode tirar a vida da monotonia, te fazer mais culto, mais esperto para as coisas do mundo.

Certamente é mais fácil aprender a gostar de ler e adquirir o hábito na infância. Mas como despertar esse gosto nos filhos se não se têm esse hábito? Este não é o meu caso mas vou compartilhar um pouco da minha experiência com vocês, porque sem dúvida uma das coisas mais bonitas de se ver é  criança com comportamento leitor.

Se você tem o hábito, um bom começo é ler na presença deles, livros, e até mesmo revistas e jornais. Já se não é esse o seu caso, estimule-o ainda bebê com livrinhos de banho, depois revistas infantis com figuras grandes, estas são mais baratas do que livros e você não vai ter pena se acontecer da criança rasgar.

Compre aqui
Compre aqui

Faça tudo isso antes mesmo do seu filho ter sido alfabetizado, desperte nele o interesse nesta atividade antes da escola pois, para algumas crianças, a alfabetização pode ser mais difícil, cada criança tem suas particularidades, e se este for o caso do seu filho e ele tiver o primeiro contato com o livro na alfabetização  você poderá estar criando um “não leitor”.

Outra maneira , e ainda melhor,   de cativar seu filho, é ler para criança. Sei que hoje em dia com tanta tecnologia, televisão, vídeo games, computador e IPad, fica difícil sossegar as crianças para escutar uma boa história.

Pode ser antes de dormir se você achar mais fácil, mas se você tiver um pequeno ativo que gosta de ficar acordado até tarde ele pode associar a leitura a uma coisa chata que se faz  naquela hora que ele tanto adia, a de ir dormir.

Uma sugestão que pode ser bem mais atrativa é estabelecer uma ou duas noites da semana para desligar tudo (tevê, computador) e fazer uma “contação” de histórias, pode começar com aventura e depois terminar com algo mais maneiro, tranquilizando as crianças para a hora de ir para a cama.

A vantagem de estabelecer esta rotina é que os pais também passam a associar a leitura com uma atividade prazerosa em família e, caso ainda não tenham, acabam adquirindo o hábito.

O resultado é esse da foto acima. Pode não parecer pelo sorriso estampado no rostinho da minha filha mas o que ela compartilhava comigo e com o irmão de dois anos e meio era a sua lição de casa.

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente