bem estar

É para fazer no fim de semana

Essa minha nova vida, mais saudável, me impulsiona a experimentar cada vez mais alimentos funcionais e receitas diferentes. Em tempo, não é porque é mais saudável que um prato é menos saboroso ou atrativo.

Quando você ouve a palavra quinoa provavelmente te vem à cabeça uma comida bem natureba que não tem gosto de nada não é mesmo? Eu pensava assim também até que fui testando outras possibilidades e receitas envolvendo a quinoa.

Segundo o site Minha vida os benefícios da quinoa são esses aqui (sic):

“Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.”

Para o meu caso é a maravilha em forma de alimento!

Vou passar aqui uma receita muito fácil e apetitosa, legal como acompanhamento em almoço ou jantar é bacana também de fazer quando se recebe amigos em casa, saborosa chama a companhia de bons papos e bons drinks e até aquele amigo mais avesso à legumes vai curtir.

Tabule fácil de quinoa

Ingredientes:

1 xícara de quinoa (desta vez eu usei a mista mas pode ser a branquinha que também fica bom)

2 e 1/2 xícaras de água fervendo

1 pepino grande cortado em cubos

1 cenoura grande cortada em cubos

 – Se você gostar pode colocar pimentão vermelho também, mas aviso que acrescenta bastante personalidade à receita, eu prefiro sem ;). –

1/2 cebola cortadinha bem miúdo

1 dente de alho amassado

Salsinha e cebolinha fresca à gosto

Sal à gosto

 Azeite extra virgem

Modo de fazer:

Refogue a cebola,o alho  e sal em azeite como se fosse preparar arroz, acrescente a quinoa lavada, dê uma fritadinha de 2 minutos no tempero, acrescente a água já fervendo, abaixe o fogo e tampe para cozinhar até a água secar, do mesmo jeitinho do arroz. Reserve e espere esfriar.

Coloque os legumes numa travessa bem grande (a quinoa rende muito), tempere com um pouquinho de sal e azeite, aos poucos incorpore a quinoa cozida e vá misturando, acerte o sal e o azeite.  Sirva frio.

Este é o resultado =9

Bom apetite!

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

Comente