Desde que comecei a diminuir o índice glicêmico da minha alimentação tenho testado várias substituições para receitas de bolo, afinal eu tenho dois filhos pequenos que pedem um bolinho de vez em quando.

A base das minhas substituições tem sido a farinha de aveia e o açúcar fit, que tem metade das calorias, adoça o dobro e tem sucralose na composição. Outra coisa bacana é o cacau em pó e o achocolatado light. A farinha de aveia apesar de ser um alimento integral e fonte de proteína não altera em nada a textura e o sabor do bolo.  A proposta nessa troca é diminuir o açúcar e a farinha branca da receita sem muita alteração de textura e sabor já que um dos objetivos é a aceitação da crianças.

Tem uma semana que inventei essa receita, é uma adaptação do bolo mármore ou frapê, aquele branco e preto sabe? Então.

Bolo Frapê com calda de Chocolate light

Ingredientes

Para a Massa

3 ovos inteiros

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de aveia

1 xícara de açúcar União Fit

1 xícara de água morna

1/2 xícara de Nescau Light

1 colher de sopa de fermento

1 colher de café de baunilha

Para a cobertura

1 xícara de leite desnatado

2 colheres de sopa de farinha de aveia

4 colheres de sopa de Nescau Light

1 colher de sobremesa de margarina Becel

Morangos para decorar

Modo de Fazer

Bater as claras em neve, reservar. Bater as gemas, o açúcar e a baunilha, acrescentar a água aos poucos, depois a farinha e o fermento. Misturar as claras em neve delicadamente com a massa. Colocar 80% da massa numa forma de buraco no meio, untada e polvilhada. Misturar o achocolatado com a massa reservada até ficar homogêneo, colocar aos poucos a massa por cima da outra, derramando de um jeito irregular. Assar por mais ou menos 30 minutos em forno 180 graus.

Cobertura

Misturar os ingredientes  em fogo brando até ficar homogêneo, seguir misturando até  levantar fervura, seguir misturando no fogo brando até engrossar em ponto de calda.

Bom apetite!


Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

2 Comentários

jaquess · 10/06/2013 às 4:15 pm

Republicou isso em menina evangelicae comentado:
AMEI ESSA RECEITA….VOU EXPERIMENTA

Comente

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)
%d blogueiros gostam disto: