Quem me acompanha aqui sabe que venho numa mudança alimentar desde setembro do ano passado e, por questões de saúde, reduzi o índice glicêmico da minha dieta, ou seja diminui o consumo de carboidratos em geral e especialmente doces. Com isso, nestes últimos meses, fui aprendendo a adaptar receitas para não tirar totalmente a doçura da minha vida.

Quem é a Dona Bené?

Ela é uma senhora muito simpática que mora sozinha, quero dizer com seus 14 cachorros, numa chácara vizinha a da minha tia Antônia em São José dos Campos. O fato é que além de crocheteira de mão cheia ela é super prendada e faz pães, bolos, salgados e doces maravilhosos, toda vez que estamos reunidos para o café lá na minha tia ela pula a cerca com um travessa de maravilhas!

Ela mesma me encorajou a adaptar a receita na última vez que estive lá no ano passado mas só agora criei coragem e deu muito certo!

Vou transcrever a receita normal com as substituições ao lado, ok?

Ingredientes:

1 colher de sopa de fermento

1 copinho de 200 g de iogurte natural (eu coloquei o desnatado)

2 copinhos de açúcar ( eu coloquei apenas 1 de União FIT)

1 copinho raso de óleo (eu coloquei meio)

3 copinhos cheios de farinha de trigo (eu coloquei 1 de farinha integral +1 de farinha de aveia e apenas 1 de trigo comum)

3 ovos inteiros

1 pitada de sal

uvas passas a gosto ( se  quizer pode colocar também frutas cristalizadas, damascos secos picadinhos, vai do gosto)

Modo de fazer:

A Dona Bené bate tudo junto na mão mas eu não quis me arriscar e por ter colocado a farinha integral achei por bem bater as claras em neve para dar uma leveza na massa.

Colocar em forma untada e polvilhada. Assar em forno quente 200 graus por  meia hora, até a dourar.

Taí o resultado 😉

Bolo de Iogurte da Dona Bené


Anna Carla

Santista ”da gema”. Uma mulher dos anos 50 nascida em 73. Mãe da Sofia desde 2004 e do Joaquim desde 2010. Advogada formada pela Universidade Católica de Santos desde 2001. Costumo dizer que me interessam coisas legais em sentido amplo e estrito. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer. Veja o perfil completo.

5 Comentários

Claudia Bernardo · 03/06/2013 às 11:58 am

Parece uma delícia mesmo!!! O que quer dizer “copinho”? É o do iogurte? Pode por maçã? O que vc acha?

    Anna Carla · 03/06/2013 às 1:15 pm

    Oi Cláudia! Copinho quer dizer usar o copo de iogurte vazio como medida. Acho que vc pode colocar maça sim ou outra fruta da sua preferencia. Ele é sugerido como um bolo com frutas secas mas acho que vale a tentativa. Aqui no blog tem uma receita de bolo de maça que fez sucesso tempão atras . Dá uma pesquisada nos posts antigos que você encontra. Beijos!

      Claudia Bernardo · 03/06/2013 às 2:24 pm

      Tks!!! Quando eu fizer passo aqui pra dizer como ficou… Bjs 🙂

Comente

pt_BRPortuguese (Brazil)
pt_BRPortuguese (Brazil)
%d blogueiros gostam disto: