cotidiano

Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher

No dia 25 de novembro de 1960, Pátria, Minerva e Maria Tereza, as irmãs Mirabal, foram brutalmente assassinadas a mando do ditador Trujillo. As três lideravam um movimento de libertação política da República Dominicana. Junto com seus maridos, familiares e outros participantes do movimento, Las Mariposas lutavam pelo fim da ditadura, da violência e pela democracia.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, a data do assassinato das Mirabal foi proposta como Dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.

Fonte: Blogueiras feministas.

Na minha modesta opinião este dia deveria ser todos os dias, a violência contra a mulher deve ser repudiada, combatida e prevenida, o chamado “orai e vigiai”.

Quatro em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. O número consta do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado em julho passado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese).

Por isso temos que nos conscientizar e jamais calar diante de uma violência.

Com o advento da Lei Maria da Penha uma vida sem violência é um direito adquirido de todas as mulheres. Passe essa idéia adiante!

Anna Carla
Mãe, advogada e blogueira. Amo gatos, plantas e vida simples. Escrevo por prazer.

3 thoughts on “Hoje é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher

Comente